Sexta-feira passa a ser o dia de reclassificação do Plano São Paulo
O governador João Doria anunciou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (17) que as reclassificações das regiões do Estado no Plano São Paulo passarão a ser anunciadas sempre nas sextas-feiras de cada semana.
Até então, a informação oficial era de que os anúncios sairiam nas quartas-feiras. Agora, os dados regionais serão consolidados nas quintas-feiras e informados ao público sempre no dia seguinte. A reorganização passa a valer nas segundas-feiras.
Para avançar até uma fase mais flexível cada região precisa manter índices favoráveis por ao menos duas semanas. Já para retroagir a uma etapa mais rígida o anúncio pode sair a qualquer momento.
No entanto, independente da determinação do Estado para a região, o município de Marília conseguiu uma liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que devolve a autonomia para a Prefeitura fazer sua própria classificação.
Para isso, o governo municipal deve levar em conta a fase em que a capital do Estado será classificada e comparar os índices de lá com os locais.
Ou seja, Marília precisa levar em conta os parâmetros do Plano São Paulo, mas pode se inserir em uma fase diferente da ordenada pelo governador.
Já as demais cidades da região, que não são beneficiadas pela decisão judicial mais recente a favor do governo mariliense, são obrigadas a seguirem à risca a determinação do Estado.
Nesta terça-feira (16) o prefeito Daniel Alonso (PSDB) anunciou que manteria Marília na ‘fase 2’, em que o município já se encontra.