Setor bancário lidera queixas ao Procon em Marília
O setor de serviços bancários e de crédito em geral liderou as reclamações ao Procon de Marília nesse ano. Foram 1.556 atendimentos lançados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), até o último domingo (27).
Os grupos C6 Bank (301 reclamações), Itaú Unibanco (280), Pan (202), Bradesco (198) e BMG (158) somam mais queixas. O índice de resolução varia entre 95,11% e 100%.
Os serviços de telecomunicações – telefonia, internet e TV – têm o segundo maior volume de apontamentos. Foram 1.317 relatos de problemas. A média de soluções dos casos é um dos mais altos, com 99% de resolução.
O órgão de defesa do consumidor apontou que mais de 69% de todas as queixas do segmento são referentes ao grupo Claro/Net/Embratel/Nextel (505 reclamações) e grupo Vivo/Telefônica (405 denúncias).
As concessionárias que prestam serviços em Marília também estão na relação. A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) foi acionada por 145 consumidores e o Departamento de Água e Esgoto de Marília por 36.
Ranking
Na relação das empresas que – individualmente – geraram maior demanda em Marília estão Claro/Net/Embratel/Nextel, na primeira posição, seguida de Vivo/Telefônica e Grupo C6 Bank.
O ranking paulista é liderado pela Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo (93.165 queixas) e a Claro, com as demais empresas do conglomerado.