MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 22 set. 2017

‘Setembro Lilás’ alerta para o Alzheimer em Marília

por Amanda Brandão

‘Setembro Lilás’ contra a Doença de Alzheimer envolve a comunidade em oito unidades de saúde. (Foto: Júlio César de Carlis)

Em um trabalho realizado com apoio técnico do médico e ativista Valdeci Rigolin, oito unidades de saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Marília desenvolvem, em 2017, ações relacionadas ao movimento internacional “Setembro Lilás”, contra a Doença de Alzheimer. Com o envelhecimento da população, a patologia está cada vez mais incidente. As atividades têm como foco a informação, combate ao preconceito e prevenção à doença.

Rigolin é mestre em reabilitação, professor e pesquisador do Centro de Estudos do Envelhecimento, Geriatria e Gerontologia da Famema (Faculdade de Medicina de Marília). Entusiasta do assunto, ele defende a qualidade de vida, bem-estar e convivência como “medicamentos” eficazes contra o Alzheimer.

A iniciativa envolve profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família), equipes de enfermagem, grupos de atividades físicas das USFs e (unidades Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde), além dos demais grupos terapêuticos em atividade.

Estão sendo realizadas palestras, encontros para prática de dança, exposições, encontros, roda de conversa e café da manhã. As ações, com atrações específicas por unidade, acontecem em datas distintas nas USFs Novo Horizonte, Jardim Cavallari, Campo Belo – Santa Helena; Aeroporto; Jardim Marília e Jardim Flamingo, além das UBSs Bandeirantes e Cascata.

Em junho, Rigolin promoveu uma capacitação para profissionais do Nasf. O serviço multidisciplinar é formado por profissionais de psicologia, fisioterapia, nutrição, serviço social e educação física. O médico afirma que a rede de saúde é parceira fundamental. Ele destaca ainda a importância do conhecimento sobre a doença.

“Desde 2007, Marília conta com uma lei que institui a ‘Semana Municipal para Avaliação Postural e Educativa sobre a Doença de Alzheimer”. Porém, se as atividades como essas não forem realizadas, tudo fica apenas no papel, enquanto esse mal avança em meio à desinformação. As unidades de saúde estão de parabéns. É fundamental que aconteçam ações e a informação chegue às pessoas”, defende o médico.

MÚSICA NA PRAÇA

Outros eventos estão agendados para este mês na cidade, com o apoio da Prefeitura Municipal. Neste sábado (23), às 16h, tem “Música na Praça Lilás”, no bairro Fragata, em frente a Emei Chapeuzinho Vermelho.

Na programação, música sertaneja raiz com Chiquinho da Viola, apresentação do Coral do Celv (Centro Espírita Luz e Verdade), Braz Sampiere Neto e Orlando Mendonça. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

(Foto: Júlio César de Carlis)

(Foto: Júlio César de Carlis)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Polícia Civil identifica vítima de acidente na SP-294 em Vera Cruz
  • 2
    Veículo é totalmente destruído em incêndio na SP-294 em Marília
  • 3
    Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
  • 4
    Relato envolvendo criança de três anos é investigado em Marília

Escolhas do editor

VACÂNCIA
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em MaríliaDecreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Mês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de descontoMês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de desconto
Mês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de desconto
CHUVAS
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do EstadoApós decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
ZONA RURAL
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estruturaPonte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura

Últimas notícias

Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
Petrobras reajusta preço do diesel em R$ 0,38 por litro nas distribuidoras
EUA investigam 60 países por omissão no combate ao trabalho escravo
Homem é preso após atacar mãe e padrasto com golpes de faca na zona sul

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie