Unidades de Saúde fazem ações de prevenção ao suicídio
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza série de ações na campanha “Setembro Amarelo: Todos pela Valorização da Vida”. O objetivo é alertar a população para a importância do diálogo, do acolhimento e dos sinais de alerta para o suicídio.
Reuniões com usuários, palestras, decoração nos espaços públicos, exibição de filmes e debates são algumas das atividades que envolvem unidades da rede básica, serviços especializados e profissionais do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
Moradores do bairro Novo Horizonte e imediações, na zona leste, fizeram uma “Roda de Conversa” na unidade de saúde localizada no bairro. Cerca de 40 pessoas participaram para ouvir profissionais, refletir sobre saúde mental e também compartilhar experiências.
A psicóloga Adriana Cláudia de Faria Costa, que atua no Nasf, conta que o interesse foi grande. “É um assunto relevante para todos nós. Seja por uma experiência particular e pessoal, ou mesmo para se fortalecer e ajudar algum familiar ou amigo”, disse.
CAPOTERAPIA
No território da USF Jânio Quadros (zona norte) a atividade do Setembro Amarelo foi com música, dança e esporte ao mesmo tempo. A tradicional capoeira, adaptada numa roda de “capoterapia” deixou os moradores aquecidos e à vontade, para falar da saúde mental e emoções. A atividade foi coordenada pelo Nasf, com múltiplos profissionais.
Ainda na zona norte, atividades físicas (alongamento, ginástica, entre outras práticas) junto com animado bate-papo alertaram a população atendida na USF Santa Antonieta II para os riscos do adoecimento da mente. As atividades envolveram dezenas de moradores.
Em Rosália e na maioria das unidades de saúde, as equipes decoraram os espaços na cor amarelo, em alusão à campanha. O tema tem sido estimulado em escolas, centros comunitários, igrejas e outros espaços onde os Agentes Comunitários de Saúde atuam.
ADOLESCENTES
Programação Setembro Amarelo busca diferentes públicos. Na USF Altaneira (zona leste), por exemplo, o alvo foram os adolescentes. Encontro foi realizado no último dia 4, com o tema “falando sobre as emoções”. Na USF Aeroporto, o assunto foi tema de encontro no último dia 10, em conversa com a comunidade.
FAMÍLIA CAPS
Na terça-feira, dia 10, aconteceu no Caps Com-Viver (Centro de Atenção Psicossocial), nova edição do “Programa Interagindo”, este mês com o tema Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio. A atividade reúne pacientes e também familiares.
“Foi um momento que proporcionou a discussão sobre o tema, com participação dos pacientes, familiares, comunidade, além de algumas empresas da cidade que são apoiadoras do trabalho do Caps e tem interesse nessa discussão”, disse Silvana Verza Garbelini, gerente do Serviço.
Ontem (quinta-feira), Caps promoveu a exibição e debate do filme Elena (2012; direção Petra Costa), em parceria com a Unesp, no auditório do Campus em Marília. Participam, como debatedores, o médico psiquiatra Klyll Morais Carneiro e os psicólogos Eduardo Becker e Carla Olea.
OUTRAS ATIVIDADES:
17/09
09h30: USF Vila Barros – Papoterapia: Falando das emoções como prevenção ao suicídio
19/09
14h: USF Vila Barros – Bingo sobre Mitos e Verdades sobre suicídio com a Comunidade
20/09
09h: USF Aeroporto – Feira de Promoção a Vida para a Comunidade
23/09
09h: USF Dirceu – Roda de Conversa sobre Suicídio com a Comunidade / A Dança como prática de promoção e prevenção da saúde mental
24/09
07h: USF Jardim América – Sala de espera: Falando sobre suicídio
24/09
13h40: USF Vila Nova – Papoterapia
25/09
14h30: USF Palmital – Falando sobre as Emoções / A Dança como prática de promoção e prevenção da saúde mental
26/09
7h: USF Jardim América – Sala de Espera sobre mitos e verdades sobre o suicídio
27/09
9h: USF Altaneira – Roda de Conversa sobre Suicídio com a Comunidade
10/09
08h30: Jardim Damasco – juntamente com o grupo de fisioterapia
11/09
15h: Jóquei Clube: juntamente com o grupo de artesanato
13/09
09h: Jardim Marajó – Rodas de conversa sobre Valorização da Vida e reconhecimento de sinais de comportamentos de autoextermínio
26/09
09h30: Santa Augusta
26/09
20h: Igreja Manancial (Jardim Santa Paula)
29/09
09h: Capela Santa Teresinha (Jardim Marajó)