Marília tem série de ações no Setembro Amarelo
A Prefeitura de Marília vem realizando uma série de ações em prol da Campanha Setembro Amarelo – mês dedicado à prevenção do suicídio.
Do dia 10 ao dia 24, houve a divulgação dos serviços Caps em diversos pontos da cidade, além de rodas de conversas. Internamente, ainda houve capacitação com relação ao tema para os enfermeiros. Nesta quarta-feira (28), será a vez dos médicos receberem treinamento.
“Também foi feita uma palestra para as coordenadoras das escolas estaduais sobre automutilação, sofrimento e saúde mental. O médico Klyll Morais Carneiro, psiquiatra que fica na Secretaria da Saúde dando supervisão para os casos graves, com suporte aos médicos da rede, também deu uma palestra aberta à população no Teatro Municipal”, conta Ângela Marques Fernandes Batista, psiquiatra geral e da Infância e Adolescência, que atua no Caps Infantil Catavento.
A psiquiatra salienta que, apesar de as ações de divulgação terem sido intensificadas durante esse mês, há um trabalho constante para a prevenção do suicídio na cidade.
“Nós temos um protocolo de prevenção ao suicídio, que foi elaborado anos atrás. Quando um paciente em risco chega no posto de saúde perto de sua casa, já é disparado um alerta, disponibilizando vários serviços no cuidado desse paciente. Além disso, é importante lembrar que o Caps é porta aberta, sem necessidade de encaminhamento. Funciona com um pronto-socorro, de urgência e emergência, em que a pessoa chega e passa por uma triagem para receber o atendimento”, explica Ângela.
PONTOS DE AJUDA
- Na unidade de saúde do seu bairro: segunda a sexta das 7h às 17h;
- Caps Infantil Catavento (menores de 18 anos): acolhimento de segunda a quinta às 7h ou às 13h;
- Caps Com-viver (adultos): acolhimento de segunda a sexta às 7h;
- Pronto-socorro psiquiátrico do HC: 24 horas.