Sesi tem oportunidade para adultos que querem concluir o ensino fundamental e médio
Com o objetivo de oferecer uma jornada educacional acessível e enriquecedora aos que buscam concluir a educação básica e não tiveram a oportunidade de finalizá-la, o Sesi Marília oferece 179 vagas gratuitas para a Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) e EJA Profissionalizante, presentes em 48 escolas da instituição no Estado de São Paulo.
Os interessados podem se matricular exclusivamente no www.sesisp.org.br/educacao/nova-eja até o dia 27 de setembro para ingresso na turma que se iniciará em outubro.
A Nova EJA abrange o Ensino Fundamental anos finais (do 6° ao 9° ano) e o Ensino Médio (do 1° ao 3º ano), enquanto a EJA Profissionalizante, em parceria com o Senai, oferece certificação profissional em um dos cursos disponíveis no programa como almoxarife e assistente de RH.
“A Nova EJA é para todas as pessoas que buscam na educação novos conhecimentos e mudanças em suas vidas. Além disso, o estudante que também se interessar em fazer um dos cursos profissionais oferecidos pelo Senai conseguirá realizar a educação básica e a profissionalizante ao mesmo tempo. E, para atender esses propósitos, nós contamos com um grupo de especialistas sérios e dedicados”, comenta a gerente regional do Sesi, Luciana Ventola.
Outro diferencial da Nova EJA e EJA Profissionalizante é o “Reconhecimento de Saberes”, que identifica e aproveita os conhecimentos formais e informais dos estudantes, permitindo a redução do tempo necessário para a conclusão do curso. Além de toda a estrutura e conteúdo de estudos, os alunos matriculados terão acesso livre a todas as instalações de lazer existentes nos Centros de Aprendizagem e Treinamentos do Sesi (CATs) em todo o Estado de São Paulo.
Segundo Vanessa Sapucaia, coordenadora de relacionamento do Sesi em Marília, são 12 meses para a conclusão do Ensino Fundamental e outros 12 meses para a conclusão do Ensino Médio, mas o prazo pode ser concluído em menos tempo.
“O Sesi tem uma ferramenta chamada ‘Reconhecimento de Saberes’, que leva em consideração o que o estudante aprendeu ao longo da vida. A professora vai fazer uma avaliação de quanto a pessoa conhece. Caso haja possibilidade, o aluno pode concluir o curso em menos de 12 meses. As matrículas vão até o dia 27 de setembro. As vagas são limitadas e essa é uma oportunidade maravilhosa para as pessoas conseguirem uma certificação do Sesi e do Senai. As aulas são ministradas das 19h15 às 21h15”, conta Vanessa.
O coordenador de atividades técnicas do Senai, Ricardo de Jesus, explica que as duas opções para a EJA Profissionalizante em Marília são cursos que formam para profissões com alta demanda para as indústrias e empresas de Marília. São 180h de cursos, que devem ser cumpridos em três meses.
“É uma grande oportunidade para a pessoa ingressar no mercado de trabalho. São aulas online e presenciais. Todas as empresas que possuem produção precisam de almoxarife. Um assistente de recursos humanos também é necessário em qualquer empresa, para cuidar da gestão de pessoas”, afirma o coordenador do Senai.
É importante reiterar que o tempo de conclusão nos dois programas dura até 12 meses, variando de acordo com o estágio de cada aluno. Em ambos, 80% dos estudos serão a distância, o que proporciona flexibilidade aos alunos, enquanto os 20% restantes ocorrerão em encontros presenciais.
A idade mínima para ingresso no Ensino Fundamental Anos Finais é de 15 anos; já o Ensino Médio é a partir dos 18 anos de idade.
Dando prioridade aos trabalhadores da indústria, o Sesi-SP busca atender o maior número possível de pessoas ligadas ao setor.
SERVIÇO
A Nova EJA e EJA Profissionalizante estão com inscrições abertas até 27 de setembro no www.sesisp.org.br/educacao/nova-eja.
Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 0800 876 8894 ou pelo WhatsApp (11) 9 8125-6775 [clique aqui].
O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O Sesi Marília funciona na avenida João Ramalho, 1.306, no Parque São Jorge, zona sul da cidade.