Servidores de Marília pedem reajuste de 25% nos salários
Os servidores municipais de Marília decidiram em assembleia realizada na última sexta-feira (10), que vão reivindicar um índice de reajuste de 25% nos salários, além de aumento de 40% no vale-alimentação, na campanha salarial deste ano. Segundo o sindicato da categoria, o valor seria referente às perdas da inflação acumulada dos últimos anos, desde o início da gestão do prefeito Daniel Alonso (sem partido).
Ainda de acordo com a entidade representativa, o índice percentual teria sido aprovado por unanimidade pelos cerca de 20 funcionários públicos presentes no encontro. Atualmente, a categoria conta com mais de cinco mil servidores públicos municipais.
A deliberação ocorreu em reunião geral ordinária organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília (Sindimmar), na Praça Maria Izabel, que teve como objetivo discutir a campanha salarial de 2023.
Agora, uma nova assembleia deve ser realizada no dia 3 de março para debater os próximos passos do movimento. A data-base da categoria é 1º de abril. Só depois do que for deliberado pelos trabalhadores neste novo encontro é que ocorre o encaminhamento da pauta de reivindicação para a Prefeitura de Marília.
A presidente do Sindimmar, Vanilda Gonçalves de Lima, destaca que a luta por melhores condições de trabalho e salários é fundamental para garantir a valorização dos profissionais que prestam serviços públicos essenciais à população.
“O Sindimmar, como representante dos trabalhadores, tem um papel importante nessa luta e deve continuar mobilizando a categoria para pressionar o governo municipal a atender às reivindicações dos servidores”, afirma.
O diretor jurídico da entidade representativa, Ricardo Flores, declara ser interessante aguardar a audiência pública da Fazenda, para ter acesso aos dados financeiros do município. De acordo com Flores, com essas informações, será possível avaliar a situação econômica da cidade e buscar alternativas para garantir o reajuste salarial.