Servidores estaduais da Educação protestam em Marília
Cerca de cem servidores da rede estadual de ensino protestaram, na manhã desta segunda-feira (18), em Marília, contra a exclusão de parte da categoria do abono salarial de até R$ 10 mil, anunciado aos professores e diretores do ensino público, vinculados ao Governo Paulista.
A verba será destinada somente aos membros do magistério, o que exclui os quadros de apoio escolar e da Secretaria de Estado da Educação, de modo geral. Entre os manifestantes estavam os agentes de organização escolar, por exemplo.
O ato aconteceu em frente à Delegacia Regional de Ensino, localizada na avenida Pedro de Toledo, região central de Marília. Além de palavras de ordem, os envolvidos portavam cartazes de teor crítico à decisão do Executivo estadual.
Também foi protocolada uma carta contrária à forma de distribuição do abono, endereçada aos dirigentes regionais. Entre outros argumentos, os funcionários públicos lembram que trabalharam presencialmente durante a pandemia.
“Quantos de nós caíram doentes, trabalhando? Quantos de nós faleceram no cumprimento do dever?”, questiona o ofício.
O documento também denuncia a má remuneração e classifica como discriminatória a exclusão do abandono em relação às categorias que não se enquadram no magistério.
OUTRO LADO
Em vídeo publicado nas redes sociais, o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, explicou o abono será pago com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que só pode ser destinado ao magistério.
“A gente não pode incluir quem não é do quadro do magistério, segundo a Lei Federal. Aliás, eu fui eu dos que defendeu pessoalmente a inclusão de vocês dentro da possibilidade”, afirmou o chefe da pasta.
O gestor da pasta também argumenta que foi enviado um projeto de lei para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), com o objetivo de incluir as categorias que ficaram de fora do abono no quadro do magistério.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.