Servidores da Educação participam de treinamento em primeiros socorros
Mais de 60 servidores municipais da Educação de Marília participaram de treinamento em primeiros socorros oferecido pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema), através do Programa de Extensão Alfa-Famema.
“Orientar e capacitar os profissionais das escolas municipais para conhecimento das técnicas de primeiros socorros é fundamental para que possam agir com segurança e de forma rápida em situações de emergência, dentro do ambiente escolar, enquanto aguardam o atendimento especializado. Os cuidados de primeiros socorros podem salvar vidas”, afirmou o secretário municipal de Educação, professor Helter Bochi.
A capacitação está em conformidade com a Lei n.º 13.722/18, a chamada ‘Lei Lucas’, que determina que instituições de ensino devem capacitar seus colaboradores no atendimento de primeiros socorros. O curso foi ministrado pelos integrantes do Programa Alfa, que é composto por estudantes de Medicina e de Enfermagem.
Ao todo, foram capacitados 63 servidores, sendo um de cada unidade escolar, abrangendo as Emeis e Emefs. Durante o treinamento foram abordadas técnicas importantes para o atendimento adequado de ocorrências e os procedimentos corretos em situação de emergência. Dentre as temáticas foram abordadas a reanimação cardiopulmonar, imobilização de extremidades e obstrução de vias aéreas, como engasgamento e ferimentos específicos.