MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 05 fev. 2022

Serra de Avencas tem novo deslizamento de rochas e assusta moradores

por Carlos Rodrigues

Sedimentos desceram à noite ou durante a madrugada; Defesa Civil diz que ainda não foi notificada (Foto: Marília Notícia)

Moradores do distrito de Avencas se depararam, na manhã deste sábado (5), com a rodovia Danilo Gonzales, a vicinal MAR-306 – que liga Marília ao bairro – obstruída por grandes rochas que cederam da serra durante a noite ou madrugada.

Leitores do Marília Notícia enviaram fotos do local. Os relatos são de alívio, pela porção rochosa ter descido em momento de baixo tráfego na via, mas também de preocupação, já que novas pedras podem rolar da serra.

“A sensação é de medo. Estes ciclistas que vêm pra cá todos os dias, olha o perigo. Agora estou indo para Marília e vou passar lá [na serra] daqui há pouco. Já pensou, você está passando e isso cai em cima de você? Está na hora de fazerem algo para dar segurança, antes que tenha que interditar tudo. Não podemos ficar isolados”, disse uma moradora que fez contato com o MN.

O site procurou a Defesa Civil de Marília nas primeiras horas da manhã. Representante do órgão informou que ainda não havia sido notificado, mas buscaria informações sobre o incidente.

Rochas “interditaram” uma das faixas (Foto: Divulgação)

ALERTA DE PERIGO 

A Defesa Civil Regional fez uma inspeção, juntamente com técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em janeiro, após relato de rolamento de sedimentos da parede de arenito.

O município teria recebido um laudo, em que o órgão teria apontado o risco de queda das rochas. Na avaliação dos profissionais, as chuvas são capazes de acelerar o processo.

O documento, segundo a Defesa Civil, teria apontado que não seria necessária a interdição permanente do local. Contudo, nos dias de chuva, por causa do fluxo da água, deveria ser feita interdição parcial.

Também houve sugestão de que fosse colocada uma tela de alambrado ao lado do barranco para conter as pedras que eventualmente rolarem. Ainda foi sugerida a manutenção e limpeza das canaletas, além da cobertura das erosões causadas pelas chuvas.

A Prefeitura anunciou apenas sinalização com placa na lateral da pista e redutor de velocidade.

Prefeitura faz limpeza e remoção de rochas do local (Foto: Divulgação)

NOTA À IMPRENSA

Por volta das 11h, a Prefeitura de Marília distribuiu uma nota e anunciou tomada de providências, que ainda não incluem interdição. Confira na íntegra:

A Prefeitura de Marília informa que ainda nesse sábado (5) estará limpando a Vicinal Danilo Gonzales (Marília-Avencas), depois que pedras se soltaram da serra que existe na via.

Conforme informado nas últimas semanas, o IPT, juntamente com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, já emitiram um laudo e apresentaram para a Prefeitura que já está tomando as medidas cabíveis, como avisos pela pista de riscos de queda, isolamento de parte do local e uma possível interdição total da passagem de pessoas e veículos.

Caso o não acesso a via seja a solução parcial, a Prefeitura já trabalha para desviar todo tráfego para duas estradas que ligam Avencas a SP-333 como opção de acesso (MAR-324 e MAR-461).

A Prefeitura informa que durante a queda, ninguém ficou ferido.

(Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
  • 2
    Clientes denunciam loja de shopping após suspeita de fraude na compra de celulares
  • 3
    Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
  • 4
    Jovem reage com cotovelada em policial, tenta pegar arma, mas acaba detido com droga

Escolhas do editor

ACIDENTES DE TRABALHO
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último anoMortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
REVITALIZAÇÃO
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em MaríliaPrefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
MERCADO IMOBILIÁRIO
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em MaríliaFinanciamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa CascataCâmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata

Últimas notícias

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia
Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie