Semente de abóbora: conheça os benefícios para a mulher na menopausa
Sabe-se que para promover saúde, prevenir doenças e auxiliar a melhor qualidade de vida, é necessário nutrir o organismo adequadamente, isto é, reorganizar a ingestão de alimentos a fim de que o corpo receba todos os nutrientes essenciais. E nesse novo ciclo da vida da mulher, o climatério e menopausa, a alimentação adequada é ainda mais fundamental, auxiliando na redução dos sinais e sintomas, além de atuar na prevenção e no tratamento das doenças associadas à menopausa.
A semente de abóbora, cujo nome cientifico é Curcurbita maxima, possui diversos benefícios para a saúde da mulher na menopausa e deve ser incluída na alimentação diária.
Os principais benefícios da semente de abóbora para a mulher na menopausa são:
- 1. Equilíbrio intestinal
Por ser um alimento com excelente fonte de fibra, a semente de abóbora auxilia no equilíbrio da microbiota intestinal, como substrato prebiótico para as bactérias benéficas do intestino, assim como na formação do bolo fecal e velocidade do trânsito intestinal.
- 2. Diminuição de insônia e ansiedade
As sementes de abóbora contêm um alto nível de triptofano (22 mg por grama de proteína da semente de abóbora) – o precursor de aminoácidos da serotonina que se converte em melatonina, o “hormônio do sono”, à noite.
- 3. Saúde cardiovascular
Essas sementes possuem fitoesterois, magnésio, zinco, ácidos graxos bons e ômega-3, que ajudam a manter a saúde do coração já que exercem um efeito cardioprotetor, ajudando a controlar a pressão arterial, a reduzir o risco cardiovascular, diminuir os níveis de colesterol e a controlar os níveis de açúcar no sangue.
- 4. Diminuição de fogachos e dores de cabeça
As mulheres suplementadas com 2.000 mg de óleo de semente de abóbora no decorrer de 12 semanas tiveram pressão arterial reduzida, aumento do colesterol HDL, bem como redução da gravidade dos sintomas associados à insuficiência hormonal, por exemplo: calores (fogachos), dores de cabeça e dor nas articulações.
- 5. Auxilia na perda de peso
As sementes de abóbora são ricas em fibras, promovendo uma maior sensação de saciedade e fazendo com que a pessoa diminua a quantidade de alimento consumida no dia a dia, ingerindo menos calorias e favorecendo a perda de peso.
APRENDA A PREPARAR
Para consumir as sementes de abóbora, deve se extrair diretamente da abóbora, lavá-las, colocar em um prato e deixar exposto ao sol. Assim que estiverem secas, já podem ser consumidas.
Outra forma de preparar as sementes de abóbora é colocando-as em uma bandeja com papel vegetal e colocar no forno a 75ºC e deixar até que fiquem douradas, o que leva mais ou menos 30 minutos. É importante mexer de vez em quando a bandeja para evitar que as sementes queimem. Também podem ser torradas em uma frigideira ou no microondas.
Caso deseje dar um sabor diferente à semente de abóbora, é possível colocar nas sementes um pouco de azeite de oliva ou uma pitada de canela, gengibre, noz moscada ou sal.
COMO CONSUMIR
Opção 1 – Sementes secas
As sementes de abóbora devidamente secas podem ser usadas inteiras nas saladas cruas ou na sopa. Consumir cerca de 10 a 15 gramas de sementes todos os dias por 1 semana é bom para eliminar os vermes intestinais.
Opção 2 – Semente triturada
Pode-se adicionar aos cereais, iogurte ou suco de frutas. Para triturar basta bater as sementes secas num mixer, liquidificador ou processador de alimentos.
Opção 3 – Óleo de semente de abóbora
Pode ser encontrado em certos supermercados, ou em lojas de produtos naturais. Deve ser usado para temperar a salada ou adicionar à sopa depois de pronta, porque este óleo perde seus nutrientes ao ser aquecido, e por isso deve sempre ser usado frio.
Opção 4 – Suplementação de óleo de semente de abóbora
Esta opção deve ser prescrita para manipulação em uma quantidade segura para a dosagem recomendada diária. Porém, algumas marcas de suplementos já fabricam o óleo de semente de abóbora para suplementação. Que pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais. Para saber qual a dose ideal para você, procure um nutricionista especialista em saúde da mulher.
Mais informações podem ser obtidas com a nutricionista Natália Figueiredo no Instituto InMulti, na rua Carlos Botelho, 703, pelos telefones (14) 3433-6198 e (14) 9 9162-7550 ou pelo site [clique aqui].
*
Natália Figueiredo é nutricionista especialista em nutrição clínica e saúde da mulher (CRN-SP 58451)