Semana termina com 45 mortes por Covid e piora em indicadores
A semana termina com saldo preocupante em relação ao avanço da pandemia e às baixas provocadas pela Covid-19 em Marília. Conforme os dados da Prefeitura de Marília, entre domingo (11) e esta sexta-feira (16), a Vigilância Epidemiológica confirmou 45 mortes de moradores da cidade pela doença.
Os números das últimas 24 horas – entre às 12h de sexta-feira (16) e este sábado (17), não foram divulgados. A Prefeitura justificou que todas as equipes da Secretaria da Saúde estavam empenhadas na imunização dos idosos com 73 anos ou mais, em dois locais da cidade, com a segunda dose.
Além das 45 mortes, em apenas seis dias (média superior a sete baixas diárias), a comparação entre os boletins mostra o aumento de 1.002 novos casos confirmados. No mesmo período, 783 pessoas foram declaradas curadas da doença, ou seja, fora do período de transmissão do vírus.
O número de moradores que ainda estão infectados (IgM reagente) passou de 802 no domingo para 976 nesta sexta-feira.
A pressão nos serviços de saúde só aumentou. A semana começou com 160 pacientes de Marília internados e termina com 184.
A ocupação de leitos na rede privada é de 100% para internações clínicas e também nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). São 40 vagas para cuidados intensivos e 41 para estabilização, em dois hospitais.
No Sistema Único de Saúde, agora são 85 leitos de UTI, todos ocupados. As enfermarias comportam 83 pessoas e 78 vagas estão ocupadas (93%).