Sem vagas em UTIs, Marília volta a transferir paciente com quadro grave
Uma mulher de 40 anos, que testou positivo para Covid-19 na segunda-feira (8), precisou ser transferida de Marília neste sábado (13), após agravamento do quadro de saúde e a falta de vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na cidade. Foi a sexta transferência.
A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde. A paciente é hipertensa e deu entrada no Pronto Atendimento (PA) da zona Sul na noite desta sexta-feira (12). Ela teve os primeiros sintomas há nove dias, mas a doença evoluiu.
A mulher foi conduzida à sala de emergência, com diminuição da saturação e falta de ar. O quadro foi estabilizado, mas durante a madrugada foi constatado o quadro de insuficiência respiratória, sendo necessário a intubação e ventilação mecânica.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, foi solicitado leito de UTI por meio da Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross) às 3h e, esgotadas as possibilidades de transferência para hospital da cidade, a mulher transferida.
A paciente está em um hospital de Adamantina (141 quilômetros de Marília). A transferência foi feita em UTI Móvel contratada pela Prefeitura de Marília, às 16h30 deste sábado.
Entre os outros cinco pacientes que precisaram ser transferidos de Marília, dois se curaram, outros dois morreram e um ainda segue internado.