Cuidadoras da rede voltam a sofrer atraso nos salários
Com novo atraso de salário e falta de informações, as cuidadoras terceirizadas – responsáveis pelo cuidado das crianças especiais da rede municipal de ensino – reclamam de suposto descaso do Instituto de Apoio à Pessoa com Deficiência e à Inclusão Social (Iape), que contrata as funcionárias.
“Ainda não recebemos o pagamento. Ligamos na empresa e eles não respondem, apenas dizem que o escritório só abre na segunda-feira (12), e não há previsão para nos pagarem. Segunda já é dia 12. Mentem o tempo todo dizendo que a Prefeitura não fez repasse, muito triste isso. Cuidamos das crianças com todo amor e dedicação, mas infelizmente ninguém toma partido”, critica uma das cuidadoras, que prefere não se identificar por receio de retaliações.
Segundo a trabalhadora, os salários deveriam ter sido quitados na segunda (5). Como quinta-feira (8) foi feriado e hoje foi decretado ponto facultativo pela Prefeitura, as funcionárias não conseguiram nem mesmo obter informações de quando os valores serão creditados na conta.
“Bom dia pessoal! Em função do feriado, o escritório está fechado. Só reabriremos na segunda-feira”, diz suposta mensagem encaminhada pela supervisora do Iape às cuidadoras.
A mulher ainda reclama dos descontos nos vales-alimentação e refeição, quando é necessária a apresentação de atestado médico. “É pago do jeito que eles querem. Se a gente faltar, mesmo que com atestado de Covid, é descontado no salário”, lamenta.
O Marília Notícia procurou a Prefeitura de Marília e o Iape para que pudessem comentar o caso. Porém, por conta do feriado prolongado, ainda não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.