‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília

As chuvas que castigaram Marília nas últimas 24 horas provocaram o isolamento de comunidades da zona rural. Em alguns casos, agravaram condições já precárias de trafegabilidade em estradas de terra.
É o que relatam os moradores do loteamento de chácaras Recanto Azul, no distrito de Padre Nóbrega, que dizem estar isolados há vários dias. A situação foi comunicada ao Marília Notícia na manhã desta quarta-feira (10).
Imagens encaminhadas pelos moradores mostram trechos completamente tomados pela lama e veículos atolados. Em uma das cenas, uma caminhonete com tração 4×4 não consegue avançar pela estrada alagada. Em outra, nem mesmo um trator consegue retirar um carro preso no barro.
Segundo o morador Edson Maurício Zuiani, a estrada principal se deteriorou completamente com o alto volume de chuva. “É uma situação extremamente grave que estamos enfrentando e que está colocando em risco dezenas de famílias”, afirma.
Zuiani relata que há vários pontos de atolamento ao longo do trecho e que muitos moradores não conseguem sair das chácaras para trabalhar, levar crianças à escola ou atender emergências de saúde. “Nos últimos dias, diversos carros ficaram presos na lama, sendo necessário chamar tratores de sítios vizinhos para socorrer”, conta.
O morador diz que cerca de 100 famílias vivem no local, incluindo crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. Ele afirma que a comunidade costuma realizar por conta própria a manutenção das estradas rurais.
“Quem cuida das estradas rurais por aqui é a própria população. E nós pagamos IPTU, água. Eu estou sem abastecimento há três semanas”, relata. O morador classifica a situação como um “problema humanitário”, por estarem “sem acesso, sem água e sem socorro”.

“Precisamos de visibilidade para que as autoridades tomem providências urgentes”, pontua. Para ele, “o mínimo a se fazer seria a pavimentação da estrada”, já que, segundo diz, há grande fluxo diário de veículos.
Os moradores dizem que pretendem solicitar reunião com o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) nos próximos dias para tratar do assunto. Pela manhã, a Prefeitura de Marília informou ter enviado tratores para apoiar moradores em estradas rurais afetadas pelas chuvas.