MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 10 nov. 2022

Sem 5G, Marília é a 51ª do Brasil no ranking das telecomunicações

por Alcyr Netto

Com nota 3,5, Marília ficou na 51ª colocação no Ranking das Cidades Amigas do 5G (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Marília ainda não recebeu o sinal mais avançado tecnologicamente em telefonia, mas ocupa a 51ª posição na 7ª edição do Ranking das Cidades Amigas do 5G. O estudo tem o objetivo de identificar, entre os 155 maiores municípios brasileiros, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no país.

O levantamento divulgado recentemente leva em consideração políticas públicas que promovam a instalação de infraestrutura necessária à expansão destes serviços. Assim, o ranking das Cidades Amigas do 5G substitui o Cidades Amigas da Internet.

Com nota 3,5, Marília aparece na 51ª colocação. É a primeira vez que a cidade conseguiu pontuação para entrar na pesquisa, que começou a ser feita em 2016.

O estudo foi desenvolvido com análise teórica da legislação pela Teleco e pesquisa realizada com as prestadoras da Conexis, que permitem que os municípios verifiquem o seu status e identifiquem os pontos que requerem aprimoramentos.

Uma melhor posição no ranking significa que o município está melhorando o acesso à internet do cidadão e trazendo investimentos para o município. Para a composição do ranking são avaliadas as restrições, burocracia, prazo, onerosidade e efetividade para a implantação de Estações Rádio Base (ERBs) e Redes (subterrâneas ou aéreas).

No quesito implantação de ERBs, Marília ficou em 54º lugar com nota 3,4. Já em relação às instalações de redes, o município ocupou a 50ª posição, com nota 4,0. A soma das notas garantiu à Marília o 51º lugar geral do ranking.

CRITÉRIOS

O ranking considera as ações de autorização para instalação em até 60 dias; a criação de um “balcão único” para recebimento de solicitações feitas em um órgão da Prefeitura; prazo de validade da licença — de operações — não inferior a dez anos; valores das taxas de licenciamento razoáveis e condizentes com custo do processo de licenciamento; e processos e documentação claramente definidos.

O levantamento avaliou a burocracia enfrentada pelas empresas para instalar antenas como a necessidade de fazer a solicitação em mais de um órgão municipal, o prazo para a instalação e o custo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem em situação de rua, que recebia ajuda, trai a confiança, assalta e agride benfeitor
  • 2
    Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
  • 3
    Mototaxista é preso por tráfico de drogas durante abordagem na João Ramalho
  • 4
    Réu por assassinato em praça pública terá perícia sobre saúde mental e uso de drogas

Escolhas do editor

PODER LEGISLATIVO
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetosCâmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
ANÁLISE
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motosAcesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
EFEITO IMEDIATO
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da CâmaraPrefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
CRUZÁLIA
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na regiãoAcidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região

Últimas notícias

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’
Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie