Seleção da Famema tem edital sem interessados
Dos 20 processos de seleção publicados pela Faculdade de Medicina de Marília para contratação de professores, cinco já tiveram prazo de inscrições encerrado. Um dos editais – que visa preencher vaga de mestre em psiquiatria – terá que ser republicado com novo prazo, devido à falta de interessados.
Os dados sobre a relação candidatos x vagas foram divulgados pela instituição nesta quarta-feira (22) a pedido do Marília Notícia.
Desde que demitiu seis professores titulares e abriu certames para temporários (contrato de um ano), a Famema está sob pressão da comunidade acadêmica.
Entre os editais com prazo de inscrições encerrado, houve interesse nas vagas de professor doutor adjunto nas disciplinas de Fisiologia (oito candidatos), Bioquímica (oito) e Psicologia (cinco).
Para professor assistente mestre em Psicologia, a Famema recebeu sete inscrições; já para professor assistente mestre em Psiquiatria, não houve interessados.
Grupo formado por alunos e professores tem promovido mobilizações em redes sociais para denunciar suposta precarização do corpo docente da Famema. A direção da instituição nega.
OUTRO LADO
Sobre as críticas que apontam a precarização, a direção da Famema se manifesta através de uma nota, que segue abaixo:
“O objetivo da Famema sempre foi a contratação de funcionários por concurso público.
No final de 2019, o Governo do Estado autorizou a abertura de concurso público para a contratação de docentes.
Em virtude da pandemia da Covid-19, lei federal (Lei Complementar 173/2020) suspendeu a realização de concurso público em todo território nacional.
Em 2021, o Governo do Estado autorizou a realização de processos seletivos em caráter emergencial para a contratação de professores para a Famema, até que seja possível a realização do concurso público.
Os editais completos para o processo seletivo simplificado estão disponíveis no site da instituição.”