Seis são presos durante a Operação Shamar em Marília

Seis homens foram presos na manhã desta quinta-feira (7) durante a Operação Shamar, coordenada pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da Polícia Civil de Marília, com apoio da Polícia Militar (PM). A ação ocorreu justamente no dia em que a Lei Maria da Penha completa 19 anos.
A operação teve como foco o cumprimento de mandados de prisão e a verificação do cumprimento de medidas protetivas em casos de violência doméstica. Também foram realizadas buscas para apreensão de armas e objetos ligados a investigações em andamento.
O nome Shamar, de origem hebraica, foi escolhido por seu significado simbólico: “cuidar, guardar, proteger, vigiar ou zelar”. A escolha reflete o compromisso coletivo de conscientizar, identificar e proteger vítimas de violência doméstica.
No balanço final, a DDM informou o cumprimento de três mandados de prisão, além da prisão em flagrante de duas pessoas por descumprimento de medidas protetivas de urgência e uma pessoa por lesão corporal dolosa e ameaça. A equipe verificou ainda 15 medidas protetivas atualmente em vigor.
Além de capturar foragidos, a operação reforçou a importância da eficácia das medidas judiciais e da segurança das mulheres. Foi realizada uma ação informativa na região central da cidade, com panfletagem e orientação ao público sobre os canais de denúncia e a rede de proteção à mulher.
“Importante destacar que, embora simbolicamente representado no mês de agosto, o combate à violência contra a mulher é permanente e deve ser incessante ao longo de todo o ano. A Operação Shamar seguirá ativa durante o mês de agosto, fortalecendo o compromisso das instituições com a prevenção, repressão e acolhimento das vítimas”, conclui em nota a delegada titular da DDM, Darlene Rocha Costa Tozin.

