Segunda etapa estadual da Regionalização da Saúde traz ‘Gabinete 3D’ para Marília
O Governo do Estado de São Paulo inicia nesta terça-feira (20) a segunda fase do programa de Regionalização da Saúde, que levará o “Gabinete 3D – Saúde” a 12 municípios paulistas entre os meses de fevereiro e março.
A superintendente do Hospital das Clínicas (HC), Paloma Libânio Nunes, faz parte do Comitê Estadual de Governança da Saúde e informou que oficina em Marília acontece na próxima quinta-feira (22), no Alves Hotel.
Com a participação do secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, serão realizadas oficinas nas regiões visitadas em 2023. “O objetivo é pactuar os procedimentos que cada região necessita, de forma compartilhada com todos os municípios, por meio de um termo de acordo e compromisso, otimizando os recursos provenientes da nova Tabela SUS Paulista, que destina investimentos adicionais de cerca e R$ 2,8 bilhões anualmente em Santa Casas e entidades filantrópicas”, destacou a pasta estadual.
O primeiro município a receber a segunda etapa da oficina de regionalização será Sorocaba, seguido das regiões de Bauru, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Registro e cidades da Grande São Paulo.
“No ano passado, identificamos as principais necessidades de cada cidade e, como resultado, lançamos novas políticas e programas que já foram implementados pelo Governo de SP, como a nova Tabela SUS Paulista e o IGM SUS Paulista”, explica o coordenador do programa de Regionalização da Saúde e consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Renilson Rehem.
Em vigor desde 1° de janeiro de 2024, a nova Tabela SUS Paulista vai pagar até cinco vezes mais pela realização de procedimentos médicos e hospitalares realizados pelo SUS aos prestadores filantrópicos, além de ampliar o acesso da população aos serviços, elevar a qualidade de atendimento e reduzir o tempo de espera nas filas.
Com recursos provenientes do Tesouro Estadual, o Governo de São Paulo fará, com a nova tabela, investimentos adicionais de cerca de R$ 2,8 bilhões anualmente em Santas Casas e entidades filantrópicas em todas as regiões do Estado. Esses equipamentos representam hoje 50% do atendimento hospitalar na rede de saúde pública paulista.
Um evento do programa em Marília será realizado na quinta-feira, das 8h30 às 17h, no Salão “Ondina Acústica” do Alves Hotel, na rua 24 de Dezembro, 1.236. Trata-se da segunda atividade na cidade do programa de Regionalização envolvendo toda macrorregião. A data da vinda do Gabinete 3D à cidade ainda não foi definida, mas ocorrerá até o final de março.
Confira a programação da oficina desta quinta-feira abaixo: