MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 23 jan. 2024
GOVERNO FEDERAL

Secretário nacional da Habitação tem audiência com moradores da CDHU

Encontro para discutir a situação dos prédios está agendado para esta quinta-feira (25).
por Alcyr Netto
Parte do teto volta a ceder e problema se agrava nos prédios da CDHU em Marília (Foto: Divulgação)

Os moradores do conjunto habitacional Paulo Lúcio Nogueira agendaram uma reunião com o secretário de Habitação do Ministério das Cidades, Hailton Madureira de Almeida, para discutir a situação de calamidade em que vivem nos prédios da CDHU, na zona sul de Marília.

O encontro está agendado para ocorrer nesta quinta-feira (25), às 16h, por meio de videoconferência.

O objetivo é tentar achar uma solução para os moradores do local. Cansados da demora na solução por parte do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Marília, decidiram pedir auxílio sobre as moradias ao Governo Federal.

De acordo com Renata Ferreira da Silva, representante dos moradores da CDHU, todos estão apreensivos e nervosos com a situação. A moradora acredita que a audiência com o secretário pode trazer um pouco de esperança para todos que vivem nos prédios em risco de desmoronar.

“Queremos acalmar a população, que está em desespero. Tudo que está acontecendo começou a mexer com o psicológico dos moradores. Querendo ou não, essa audiência é com o pessoal do Minha Casa, Minha Vida, para pessoas de baixa renda. Isso vai favorecer muito o povo mariliense. A Prefeitura não fez nada por nós, mas vamos conseguir fazer essa audiência na quinta-feira, com esse pessoal de Brasília”, afirma Renata.

Moradores dos prédios da CDHU levaram cartazes protestando sobre situação em audiência realizada em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

PERIGO

Como já mencionado pelo Marília Notícia, os prédios do Conjunto Habitacional Paulo Lúcio Nogueira seguem em ritmo acelerado de degradação e um novo problema foi constatado no meio do mês. Parte do teto do último andar do Bloco B1 voltou a ceder, na zona sul da cidade. O episódio aconteceu enquanto os moradores aguardavam uma definitiva por parte da Justiça sobre as responsabilidades.

DECISÃO

Havia a expectativa de uma grande manifestação dos moradores na próxima segunda-feira (29), mas ela foi adiada devido ao posicionamento da Justiça, que determinou prazo de 10 dias para que a Prefeitura de Marília e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano iniciem a remoção e realocação em moradias seguras. O prazo começa a contar quando as partes foram oficialmente informadas.

OUTRO LADO

Em trecho de nota distribuída à imprensa, a Prefeitura de Marília informa que a responsabilidade do que acontece no Conjunto Habitacional Paulo Lúcio Nogueira, na zona sul, é da CDHU do Estado de São Paulo. “Contudo, mesmo assim, o município vem realizando gestões junto ao Governo do Estado de São Paulo para encontrar uma solução à situação que envolve os moradores e seus respectivos familiares.” A administração diz ainda que está à disposição para reunião.

Defesa Civil teria colocado faixas para que moradores não se aproximem de local crítico no prédio (Foto: Divulgação)

CDHU

Também em trecho de nota, a CDHU disse que “o empreendimento, entregue em 1998 pela CDHU plenamente regularizado, é hoje propriedade privada, para a qual há impedimento legal para aplicação de dinheiro público. De outro lado, caso a CDHU venha a ser judicialmente obrigada a fazer essa intervenção, terá de decidir qual empreendimento novo deixará de ser executado, em prejuízo a novas famílias necessitadas e que ainda não foram atendidas”, afirma o texto.

Tanto CDHU quanto Prefeitura devem ser notificadas oficialmente sobre a decisão de sexta neste terça-feira (23). O despacho foi publicado na tarde de ontem no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Motociclista morre após atingir traseira de caminhão na SP-294
  • 2
    Motociclista morto em acidente na rodovia em Gália é identificado pela família
  • 3
    Polícia Civil identifica vítima de acidente na SP-294 em Vera Cruz
  • 4
    Engavetamento com seis veículos deixa motociclista em estado grave

Escolhas do editor

VACÂNCIA
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em MaríliaDecreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
CHUVAS
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do EstadoApós decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
ZONA RURAL
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estruturaPonte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura
TRÂNSITO
Polícia Civil identifica vítima de acidente na SP-294 em Vera CruzPolícia Civil identifica vítima de acidente na SP-294 em Vera Cruz
Polícia Civil identifica vítima de acidente na SP-294 em Vera Cruz

Últimas notícias

Petrobras reajusta preço do diesel em R$ 0,38 por litro nas distribuidoras
EUA investigam 60 países por omissão no combate ao trabalho escravo
Homem é preso após atacar mãe e padrasto com golpes de faca na zona sul
Supremo tem maioria para manter prisão preventiva de Daniel Vorcaro

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie