Secretário faz apelo após aumento nas mortes por Covid-19
Após um final de semana com muitas mortes por Covid-19, o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto, publicou um apelo à população.
“Estamos vivenciando um momento delicado, com taxa de ocupação de leitos sob controle, porém neste momento há um aumento significativo dos óbitos”, começa o texto assinado por Cassinho, como é conhecido.
“A pandemia não passou, está aí contaminando mais pessoas e ceifando muitas preciosas vidas que poderiam ser evitadas se todos se conscientizassem dos cuidados necessários para mantermos a saúde dos mais idosos e daqueles que, por terem comorbidades, pertencem ao grupo de altíssimo risco”, continua.
O secretário pede que o cidadão “não coloque a vida destas pessoas em risco” e pede que se “use máscara estando com eles, não os cumprimente com contato físico, mantenha distanciamento para conversar e higienize sempre as mãos”.
Segundo o chefe da Saúde municipal, “o descaso e descuido têm sido grande por parte daqueles que não temem a doença, esquecendo dos mais vulneráveis”.
“Ao sinal de qualquer dos sintomas, não demore a buscar atendimento em uma unidade referenciada”, conclui a mensagem.
Média móvel
A média móvel leva em conta todos os dias da semana – de domingo a sábado, de segunda a domingo e assim por diante.
Essa forma de acompanhar a evolução da pandemia dilui as oscilações bruscas provocadas pelo represamento dos dados em feriados e finais de semana, por exemplo.
Aos domingos, os números absolutos de casos confirmados costumam ser menores, por atrasos nos registros das informações.
Nas datas seguintes, esse atraso é compensado, o que acaba inflando os dados em dias úteis. A média móvel compensa essas variações.