Secretário fala sobre mudanças nos hospitais de Marília
O secretário municipal da Saúde, Luiz Takano, afirmou que o anúncio do novo sistema de atendimento nos prontos socorros do Hospitais das Clínicas e Hospital Materno Infantil já era esperado.
“Com previsão de mais pacientes, já estamos preparando a adaptação da estrutura de atendimento na rede municipal há algum tempo. A grande demanda de pacientes por causa da dengue nas últimas semanas reforçou essa prática. O HC e o Materno atenderão mesmo só os casos de urgência e emergência. Houve um treinamento nas unidades de saúde para agilizar o atendimento para a constatação do quadro do paciente. Os médicos serão ágeis e o que for considerado emergência terá o imediato encaminhamento para um dos dois hospitais”, explicou.
Caberá aos PAs (Pronto Atendimentos) das zonas norte e sul, o atendimento noturno, madrugada, finais de semana e feriados. O PA da zona norte tem funcionamento 24 horas, enquanto o da zona sul, funciona das 7h00 às 01h00.
Inclusive, a população da zona sul de Marília faz um abaixo-assinado por atendimento 24 horas no PA Sul. Quem precisa da unidade de saúde durante a madrugada tem que se deslocar para o outro lado da cidade.
O Comsul (Conselho de Associações de Moradores da Zona Sul) já coletou 1.300 nomes. O documento permanece em aberto até o final de abril, quando será protocolado na Prefeitura.
Por fim, Luis Takano, confirmou também para esta sexta-feira (17) pela manhã uma reunião com diretores da Santa Casa, Hospital Universitário e Pronto Med. “Queremos discutir a questão e ouvir sugestões, já que a rede municipal vai absorver pacientes, especialmente da área pediátrica, durante a madrugada”, finalizou.