Secretário estadual diz que governo irá priorizar ‘questão da Famema’
Com menos de 20 dias do início do novo governo, o secretário estadual do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, visitou Marília neste sábado (19) pela manhã.
Vinholi foi recebido com animação pelo prefeito Daniel Alonso (PSDB) em seu gabinete, lotado por membros do executivo, legislativo e correlegionários tucanos de toda região. O encontro teve também a presença do presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias.
Questionado pelo Marília Notícia em entrevista coletiva, de qual seria o tema a ser tratado com prioridade no começo do governo Doria, o representante estadual afirmou que “a questão da Famema é muito importante, será uma das pautas prioritárias para Marília e região”.
Vinholi não chegou a entrar em detalhes, mas se referia a suspensão da realização de concurso para preencher 1.651 cargos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema).
O certame havia sido autorizado pelo ex-governador Márcio França (PSB) em setembro do ano passado, às vésperas das eleições, mas o atual governo tem revisto as medidas tomadas pela gestão anterior, inclusive cancelando convênios milionários com municípios.
A suspensão de todos os concursos que não tiveram suas inscrições iniciadas foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 3 de janeiro. O concurso do HC/Famema está entre eles e será reavaliado pelo governo, ainda sem previsão de data para retomada.
A justificativa para a medida foi a “necessidade de contenção de despesas, otimização dos recursos existentes e qualificação do gasto público, primando pela eficiência na gestão governamental”.
Entre os cargos previstos no concurso suspenso do HC estão 213 de médicos, 154 de enfermeiros e 532 de técnicos de enfermagem.
Prestígio
Para o prefeito Daniel Alonso, a vinda do representante do governador João Doria em pouco tempo de governo mostra uma grande proximidade de Marília com o Estado.
“Estamos em total sintonia com o governo. Visitei o secretário Vinholi esta semana e já levei as principais demandas da nossa cidade. Ele nos garantiu que Marília terá uma atenção muito especial nos próximos quatro anos”, disse o chefe do Executivo.
Vinholi elogiou Daniel Alonso. “É um prefeito ativo, que me cobrou desde a nomeação, temos bom relacionamento e o governo está de portas abertas para Marília”.