Secretário do Ministério da Saúde visita HBU e Unimar
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Rogério Abdalla, esteve em Marília nesta quinta-feira (13) e visitou a Unimar e o HBU (Hospital Beneficente Unimar).
Abdalla prometeu mais vagas nos cursos de medicina para Marília e região, mas não deu números ou prazos. “Está em estudo”, declarou. De acordo com ele, é avaliado junto ao MEC a reserva de 40% das vagas nesses cursos para alunos da região.
“Um grande problema é que os alunos vêm, estudam, fazem residência e vão embora. Pompéia, por exemplo, não tem médico”, disse Abdalla.
Participaram da comitiva que acompanhou a visita, a secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, que entregou diversos pedidos ao membro do Governo Federal, e o presidente do Legislativo local, vereador Delegado Wilson Damasceno (PSDB).
A diretora superintendente do HBU (Hospital Beneficente Unimar), Márcia Mesquita Serva, comemorou a visita e disse que não perderia a oportunidade de apresentar a estrutura do hospital e pedir apoio.
“Queremos ainda neste ano mais 60 leitos credenciados, nossa nova UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) funcionando, mais dez leitos de UTI para Marília e região”, disse.
O reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, declarou que está disposto a trabalhar “junto, com dona Kátia [secretária municipal da Saúde], com todos os hospitais da cidade e região” para que Marília se firme como um pólo da Saúde no Oeste do Estado.
“Assim como é São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, nós queremos Marília também. Que as cidades da região tragam os pacientes para cá”, disse Serva.
A secretária municipal da Saúde disse que os pedidos feitos a Abdalla vão justamente no sentido de reafirmar Marília como referência regional para o SUS e fortalecer a atenção básica.
Entre as solicitações, está o pedido de apoio no projeto do município que tramita no Ministério da Saúde sobre a rede de urgência e emergência e que prevê o “aumento de leitos de leitos para todos os prestadores de Marília”.