Secretário ameaça trocar direção do HC por falta de médicos

O secretário de estado da Saúde, Eleuses Paiva, afirmou nesta sexta-feira (21) em Marília que a greve dos médicos residentes do Hospital das Clínicas (HC) deflagrada pela manhã seria resolvida ainda durante sua visita à cidade.
Em declaração especificamente sobre o assunto antes conceder uma coletiva de imprensa, Eleuses afirmou que conversaria agora no período da tarde desta sexta-feira com os médicos residentes e com a diretoria do HC.
“Este fato se resolve hoje. Se não resolver, minha equipe vai estar aqui na segunda-feira (24) e, se não derem conta, troca a equipe e põe gente que dê conta”, cravou o secretário, referindo-se à direção do hospital.

Ainda pela manhã, Eleuses Paiva conversou rapidamente com os médicos residentes que faziam uma manifestação pacífica em frente ao Teatro Municipal. Cogitou-se que ele entraria pelo fundo, mas o Marília Notícia apurou sua preferência por ter contato direto com os grevistas.
O secretário afirmou ter sido informado há três dias sobre a dificuldade no HC de Marília para contratação de anestesiologistas – uma das demandas dos médicos grevistas, além do rodízio de cirurgias eletivas.

“Pedi para minha secretária adjunta estar entrando em contato com a direção, que me passa um áudio me falando que o problema estava resolvido. Eu chego aqui e vejo que não está”, esbravejou Eleuses.
O secretário afirmou ter sugerido à direção a contratação de anestesiologistas por convênio, apesar do pedido recebido de contratação por concurso público. “Fizemos em todos os HCs do Estado e ninguém deixou de ser assistido”, disse.
Eleuses citou despacho do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicado na quarta-feira (19), que autorizou o HC de Marília a contratar 147 técnicos de enfermagem e 61 agentes técnicos de Saúde por processo seletivo simplificado.
“O que me preocupa mais do que a greve dos residentes é saber que estão cancelando cirurgias eletivas. Nós não aceitamos, de maneira alguma, que a gente interrompa a realização deste tipo de cirurgia em Marília”, completa o secretário de estado.
Em nota, o HC informou ao Marília Notícia que já se encontrava “em andamento avançado” o processo para contratação terceirizada de médicos anestesistas para o “preenchimento de vagas previamente autorizadas”.