Saúde inicia levantamento de infestação da dengue na cidade
A Secretaria Municipal da Saúde – por meio dos setores de Divisão de Zoonoses e da Vigilância Epidemiológica – iniciou na última quinta-feira (16), em diversos bairros da cidade, o Levantamento de Índice Rápido de infestação do Aedes aegypti (LIRAa).
“Nós fazemos a escolha, por sorteio, de algumas quadras de bairros – localizados em todas as regiões da cidade – e visitamos as casas para verificar os índices de presença das larvas do mosquito em nosso município. É um levantamento rápido que nos permite identificar com precisão e agilidade os locais em que devem ser intensificados os trabalhos de combate à dengue”, afirma Lupércio Garrido Neto, coordenador do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde. E acrescenta. “Com o retorno do período das chuvas, nós precisamos conhecer a realidade o mais rápido possível e tomar as medidas para o seu controle”.
Os trabalhos de execução do LIRAa devem ser finalizados em 10 dias e contará com a participação de cerca de 300 agentes de saúde. “Após o seu término, nos vamos tabular este levantamento e divulgar para a população as regiões mais críticas da cidade”, ressalta Garrido Neto.
O coordenador do setor de Divisão de Zoonoses salienta também que o apoio da população é imprescindível para o combate ao mosquito Aedes aegypti no município. “Este ano foi atípico e os índices de transmissão da doença continuaram ocorrendo até mesmo durante o inverno. É preciso que a população colabore: evitando água parada em suas residências; limpando constantemente os seus quintais; trocando diariamente a água dos recipientes dos animais domésticos e dos vasos de plantas; mantendo as calhas limpas e as caixas d’água bem tampadas; entre outras ações. Este apoio dos munícipes é fundamental para o controle do mosquito”, finaliza Garrido Neto.
Mais informações sobre os trabalhos de combate à dengue em Marília podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3402-6500.