MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 30 ago. 2018

Secretaria da Saúde divulga calendário da Campanha de Vacinação Antirrábica

por Amanda Brandão

Vacinação começa em 15 de setembro pela zona norte e vai até o dia 6 de outubro, fechando com os distritos.

A Divisão de Zoonoses, órgão da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, divulgou nesta quarta-feira (29) à tarde o calendário da 39ª Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos. A vacinação começa em 15 de setembro pela zona norte da cidade e vai até o dia 6 de outubro, fechando com os distritos. Os postos ficarão abertos das 9h às 17h.

Os animais serão recebidos aos sábados, em frente a unidades de saúde, diante de escolas e outros locais estratégicos selecionados pelos técnicos. Os pontos exatos, em cada região, estão relacionados na lista abaixo.

Depois da zona norte (15 de setembro), a campanha segue para as regiões leste/oeste (22/09) e posteriormente para a zona sul (29/09). No dia 06 de outubro as equipes trabalham nos distritos.

O centro será atendido nos locais mais próximos. Escolas, praças, igrejas e outros locais de grande circulação são pontos de referência para a população.

Para cães e felinos, a primeira dose da vacina é indicada a partir dos três meses de idade. A dose de reforço deve ser administrada entre 30 e 45 dias após a dose inicial. A revacinação periódica deve ser anual, o que pode ser feito nas campanhas públicas.

PÚBLICO-ALVO

Levantamento da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo estima que o número de animais em um município deve considerar a proporção de 1:4 e 1:16 na relação cão/habitante e gato/habitante, respectivamente.

Com base nessa fórmula, Marília pode ter até 74 mil animais, entre cães e gatos. A meta é imunizar 80% dos cães. Em relação aos gatos, o percentual não se aplica e o objetivo é vacinar o máximo possível.

O veterinário Lupércio Garrido Neto, que integra a equipe da Divisão de Zoonoses, explica que é importante que a população busque informação qualificada sobre a vacina. Não se pode acreditar em “mitos“ e “correntes” que circulam em redes sociais.

“Importante lembrar que a raiva é uma zoonose grave, ainda presente no contexto do Brasil, e seus riscos estão cada vez mais iminentes, porque muitas pessoas deixaram de levar os animais para vacinar nos últimos anos”, disse o veterinário

A raiva, explica Lupércio, é uma doença infecciosa que ainda mata humanos. No mundo ocorrem cerca de 70 mil mortes por ano. É transmitida apenas por mamíferos, através da mordida do animal infectado com o vírus do gênero Lyssavirus. Na região de Marília, há registros em bubalinos e equinos, infectados por morcegos hematófagos.

O último caso de raiva canina na cidade foi notificado em setembro de 2000. O intervalo de 18 anos sem nenhum caso decorre das ações que incluem a campanha de vacinação. Por isso a importância de levar o animal de estimação para aplicação da dose.

Confira abaixo o calendário da campanha:

15/09/18 – ZONA NORTE

22/09/18 – LESTE / OESTE

29/09/18 – ZONA SUL

OBSERVAÇÕES:

  • Os postos de vacinação nos distritos serão divulgados posteriormente.
  • Os moradores do Centro e em bairros não relacionados na lista podem procurar o posto de vacinação mais próximo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
  • 2
    Empresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de Marília
  • 3
    Laudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em Marília
  • 4
    Relato envolvendo criança de três anos é investigado em Marília

Escolhas do editor

CORPO DE DELITO
Laudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em MaríliaLaudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em Marília
Laudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em Marília
INSALUBRE
Empresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de MaríliaEmpresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de Marília
Empresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de Marília
PODER LEGISLATIVO
Lei prevê multa por bullying e xingamentos em eventos esportivosLei prevê multa por bullying e xingamentos em eventos esportivos
Lei prevê multa por bullying e xingamentos em eventos esportivos
SÉRIE A3
Invicto, Marília encara o XV de Jaú fora de casa e tenta assumir liderança da Série A3Invicto, Marília encara o XV de Jaú fora de casa e tenta assumir liderança da Série A3
Invicto, Marília encara o XV de Jaú fora de casa e tenta assumir liderança da Série A3

Últimas notícias

Prefeitura interdita Ponte do Prata em Avencas após danos causados por chuvas
Unimar firma parceria com Wama para pesquisa em diagnóstico veterinário
PM apreende porções de cocaína e maconha com dupla em Marília
Parlamentares avançam em conquistas para a Saúde de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie