Secretaria da Saúde divulga calendário da Campanha de Vacinação Antirrábica
A Divisão de Zoonoses, órgão da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, divulgou nesta quarta-feira (29) à tarde o calendário da 39ª Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos. A vacinação começa em 15 de setembro pela zona norte da cidade e vai até o dia 6 de outubro, fechando com os distritos. Os postos ficarão abertos das 9h às 17h.
Os animais serão recebidos aos sábados, em frente a unidades de saúde, diante de escolas e outros locais estratégicos selecionados pelos técnicos. Os pontos exatos, em cada região, estão relacionados na lista abaixo.
Depois da zona norte (15 de setembro), a campanha segue para as regiões leste/oeste (22/09) e posteriormente para a zona sul (29/09). No dia 06 de outubro as equipes trabalham nos distritos.
O centro será atendido nos locais mais próximos. Escolas, praças, igrejas e outros locais de grande circulação são pontos de referência para a população.
Para cães e felinos, a primeira dose da vacina é indicada a partir dos três meses de idade. A dose de reforço deve ser administrada entre 30 e 45 dias após a dose inicial. A revacinação periódica deve ser anual, o que pode ser feito nas campanhas públicas.
PÚBLICO-ALVO
Levantamento da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo estima que o número de animais em um município deve considerar a proporção de 1:4 e 1:16 na relação cão/habitante e gato/habitante, respectivamente.
Com base nessa fórmula, Marília pode ter até 74 mil animais, entre cães e gatos. A meta é imunizar 80% dos cães. Em relação aos gatos, o percentual não se aplica e o objetivo é vacinar o máximo possível.
O veterinário Lupércio Garrido Neto, que integra a equipe da Divisão de Zoonoses, explica que é importante que a população busque informação qualificada sobre a vacina. Não se pode acreditar em “mitos“ e “correntes” que circulam em redes sociais.
“Importante lembrar que a raiva é uma zoonose grave, ainda presente no contexto do Brasil, e seus riscos estão cada vez mais iminentes, porque muitas pessoas deixaram de levar os animais para vacinar nos últimos anos”, disse o veterinário
A raiva, explica Lupércio, é uma doença infecciosa que ainda mata humanos. No mundo ocorrem cerca de 70 mil mortes por ano. É transmitida apenas por mamíferos, através da mordida do animal infectado com o vírus do gênero Lyssavirus. Na região de Marília, há registros em bubalinos e equinos, infectados por morcegos hematófagos.
O último caso de raiva canina na cidade foi notificado em setembro de 2000. O intervalo de 18 anos sem nenhum caso decorre das ações que incluem a campanha de vacinação. Por isso a importância de levar o animal de estimação para aplicação da dose.
Confira abaixo o calendário da campanha:
15/09/18 – ZONA NORTE
22/09/18 – LESTE / OESTE
29/09/18 – ZONA SUL
OBSERVAÇÕES:
- Os postos de vacinação nos distritos serão divulgados posteriormente.
- Os moradores do Centro e em bairros não relacionados na lista podem procurar o posto de vacinação mais próximo.