Saúde reduz leitos Covid e amplia vagas para atender SRAG
A Secretaria Municipal da Saúde comunicou, na noite desta quinta-feira (6), a redução dos leitos clínicos específicos para tratar pacientes com Covid-19 no principal hospital referência para moradores de Marília.
A medida reconfigura ala Covid do Hospital Beneficente Unimar (HBU). O objetivo é comportar a nova demanda por internação de pessoas com Síndrome Respiratória Aguda grave (SRAG), decorrente do vírus Influenza.
Em relação à Santa Casa de Marília – segunda referência para moradores de Marília – e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) não há mudanças.
A instituição filantrópica segue com quatro leitos clínicos para moradores da cidade. Já o hospital de gestão estadual é primeira referência para a região e terceira para quem vive em Marília.
Em nota, o secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior, informa que a cidade está contratualizando [expressão técnica para se referir à contratação] novos leitos de enfermaria geral – que poderá atender quem não está com coronavírus – junto ao HBU.
Com fila para internação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Norte) e no Pronto Atendimento (PA Sul), a meta com as novas vagas será acolher os pacientes respiratórios que são negativos para Covid e que necessitam de internação hospitalar.
A secretaria também reitera portaria do Ministério da Saúde que estabelece que os leitos Covid (enfermaria e UTIs) devem ser ocupados exclusivamente por pacientes confirmados.