Saúde recebe só 2,4 mil doses e teme atraso em campanha
A Secretaria Municipal da Saúde de Marília recebeu, na última quarta-feira (3), uma remessa com 2,4 mil doses do imunobiológico Coronavac. A vacina será utilizada para sequência da campanha de imunização no município, que realiza ação neste sábado (6).
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto, não escondeu a frustração. “Em função desse quantitativo, tivemos que limitar as inscrições para este sábado a 1.500 pessoas”, disse.
Além de dar sequência no atendimento a profissionais da saúde que conseguiram se inscrever pela internet – e serão recebidos na sede da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas – a Prefeitura de Marília planeja, pelo menos, iniciar o atendimento aos ‘superidosos’.
São pessoas que têm 90 anos ou mais. A imunização dessa faixa etária – pelo menos 1,8 mil moradores – está prevista para acontecer a partir de segunda-feira (8). A Secretaria da Saúde ainda não divulgou como será a logística, como locais e horários.
No início da semana já havia sido anunciada mudança no Plano Municipal de Vacinação, após o Estado reduzir previsão de doses e adiar a vacinação para pessoas a partir dos 70 anos.
Inscrições e reclamações
Uma fisioterapeuta que prefere não se identificar, leitora do Marília Notícia, entrou em contato com o site para reclamar do sistema de inscrições que, para ela, não funcionou.
“Tentei acessar pouco depois das 15h, quando abriu, e todos os horários aparecem indisponíveis quando tento finalizar o cadastro. Tentei vários horários disponíveis. Liguei na secretaria para tentar falar com alguém e transferem para um ramal que não atende”, reclamou.
O cadastro é indispensável para o atendimento durante a ação de imunização. No início da noite, a Prefeitura de Marília distribuiu nota em que informou o esgotamento das vagas.
“Assim que foram abertas, às 15h de hoje (3), depois de uma hora e meia as 1.500 inscrições já haviam sido realizadas, o que já demonstra êxito na procura dos profissionais pela ação proposta”, informou o Poder Público.
“Conforme já divulgado, novas ações serão realizadas nos próximos dias, condicionado ao envio de novos lotes de vacina pelo Governo Federal e do Estado de São Paulo”, completou nota.
A reportagem questionou sobre a indisponibilidade do sistema – antes das 16h30 – mas ainda não recebeu retorno. O espaço segue aberto à manifestação.