MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 14 abr. 2023

Saúde realiza série de ações no combate à dengue

por Carolina Rolta

Agentes atuam na busca ativa (Foto: Ramon Barbosa Franco)

A Secretaria Municipal da Saúde tem realizado desde o início do ano uma série de ações em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de combater o avanço da dengue.

As ações envolvem toda a equipe da Vigilância Ambiental (Divisão de Zoonoses), formada pelos agentes de controle de endemias, supervisores de saúde e outros profissionais. Os trabalhadores visitam as residências, fazem o trabalho de remoção mecânica dos criadouros e passam todas as orientações aos moradores.

A supervisora da Vigilância Ambiental, enfermeira Vivian Martinelli Funai, informa que neste sábado (15), a ação de combate e prevenção à dengue será realizada no cemitério da Saudade.

“O cemitério é sempre um ponto crítico, pois o acúmulo de água nos vasos é grande, o que favorece à proliferação do mosquito. Por isso, temos que estar sempre atentos e rotineiramente temos que eliminar esses focos no local. Além disso, é fundamental que a população também fique atenta aos seus quintais, eliminando todo recipiente que pode ser criadouro do Aedes aegypti. É uma batalha que exige essas duas frentes: o Poder Público faz as ações necessárias e os moradores cuidam das suas casas”, diz Vivian.

Já o secretário adjunto da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira, lembra que a Prefeitura já tem elaborado um plano de contingência, que também tem por objetivos principais a prevenção e o combate à dengue.

“Esse plano, caso seja necessário, será colocado em prática, com as medidas sendo adotadas de acordo com a demanda, tendo inclusive pólos de atendimento, se os casos atingirem uma proporção em que a rede de atenção primária não consiga absorver. Até o momento, mesmo com o aumento dos casos, as nossas unidades têm conseguido dar conta. Peço também que a população seja a nossa grande parceira nessa luta, fazendo a sua parte, que é manter em ordem os seus imóveis”, afirma Ferioli.

De acordo com os dados de notificações da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, até a Semana Epidemiológica 14 (que terminou no último dia 8 de abril) – eram 394 casos da doença. Na Semana 13 (até 1º de abril) foram 352 casos.

“Estamos monitorando toda a situação e realmente está havendo um aumento no número de casos de dengue. Até por isso já temos esse plano de contingência elaborado mas, como a conscientização e o apoio da nossa população, iremos controlar a situação”, diz o secretário adjunto da pasta.

Profissional percorre casas da cidade (Foto: Ramon Barbosa Franco)

COMO EVITAR

Para evitar a dengue, deve-se manter um cuidado durante todo o ano, pois qualquer tipo de água parada pode ser o ambiente perfeito para proliferação do mosquito.

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito, como:

  • NÃO DEIXE ÁGUA PARADA – Fique sempre atento ao acúmulo de água em recipientes como vasos de plantas, pneus, calhas, latas, entre outros. Utilize terra ou areia em vasos e pratos e mantenha-os limpos.
  • CAIXAS D’ÁGUA, CISTERNAS E POÇOS – Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.
  • LIXO, ENTULHO E PNEUS VELHOS – Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.
  • LIXEIRAS DENTRO E FORA DE CASA – Mantenha as lixeiras tampadas e protegidas da chuva. Feche bem o saco plástico.
  • CALHAS – Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.
  • LAJES – Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.
  • RALOS – Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.
  • VASILHAS PARA ANIMAIS – Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água e sabão no mínimo duas vezes por semana.
  • COLETOR DE ÁGUA DA GELADEIRA E AR-CONDICIONADO – Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.
  • GARRAFAS – As garrafas devem ser embaladas e descartadas na lixeira. Se guardadas, devem estar em local coberto ou de boca para baixo.

    FACILITE O CONTROLE DA DOENÇA

Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.

SINTOMAS

Os sintomas da doença são: febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos; perda de paladar e apetite; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; manchas e erupções avermelhadas na pele semelhantes ao sarampo; moleza e dor no corpo; e dores musculares intensas, nas articulações e atrás dos olhos.

O QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITA?

Em caso de suspeita de dengue, procure a Unidade de Saúde mais próxima a sua residência. O rápido diagnóstico é fundamental no tratamento.

DENÚNCIA DE FOCOS

Se você souber de algum local que não esteja observando as orientações de prevenção contra a dengue, denuncie através da Ouvidoria da Prefeitura de Marília pelos telefones 0800-7766-111 e (14) 9 9799-6361 [clique aqui para iniciar uma conversa]; e-mail: [email protected].gov.br e site www.marilia.sp.gov.br/ouvidoria.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 3
    Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal
  • 4
    Câmeras flagram passagem de fauna inédita na região

Escolhas do editor

JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Governar também é promover qualidade de vidaGovernar também é promover qualidade de vida
Governar também é promover qualidade de vida
8 DE JANEIRO
Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em BrasíliaArgentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
CLIMA NATALINO
Marília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feiraMarília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feira
Marília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feira

Últimas notícias

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Romeu Zema
Brasil tem potencial para minerais críticos, aponta estudo do Ipea
App deve ajudar agentes públicos a trocarem informações de forma segura
Motorista capota carro na pista e veículo invade quintal de casa em Quintana

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie