MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 27 abr. 2017

Secretária reage à polêmica de filas em postos de saúde

por Marília Notícia

Kátia Ferraz Santana, secretária da Saúde do município, ouvindo usuários do SUS. (Foto: Divulgação)

Com 12 UBSs (Unidade Básicas de Saúde) e 37 equipes do programa Estratégia Saúde da Família instaladas, Marília tem uma ampla rede de atenção básica com oferta de inúmeros serviços à população.

Kátia Ferraz Santana, secretária da Saúde do município, disse que as consultas e procedimentos podem ser agendados com antecedência, para que as filas sejam exceção e não regra na forma de acolhimento.

No início da manhã de ontem (26), a secretária visitou a UBS Alto Cafezal, onde conversou com usuários e com a equipe de servidores. Kátia chegou antes da abertura do portão e ouviu pacientes que já estavam à espera do início do expediente.

“Estamos, desde janeiro, trabalhando em conjunto com as equipes da rede básica com o objetivo de rever processos e fluxos de trabalho. Muitos dos problemas podem ser resolvidos a partir do diálogo, outros demandam investimentos que já começaram a ser feitos e que pretendemos intensificar”, disse Kátia.

A secretária já esteve em várias unidades, entre elas Nova Marília, São Miguel, Vila Barros e Cascata. Nos encontros com servidores e pacientes, são tratados temas relacionados a todos os setores da secretaria assim como questões pontuais, com soluções prontamente encaminhadas.

Kátia destacou que “não são normais e nem aceitáveis as extensas filas” em frente às unidades de saúde do município.

Conforme a secretária, o problema pode ser minimizado com algumas ações como o reforço na informação aos usuários sobre a possibilidade de agendamento com antecedência das consultas, exames e demais procedimentos.

A imediata reação vem depois da divulgação, mais uma vez, na imprensa e redes sociais, de longas filas durante a madrugada nas UBSs.

UBS ALTO CAFEZAL

Localizada em um dos bairros mais antigos da cidade, com base populacional de mais de 12 mil pessoas, a unidade faz até 350 atendimentos por dia, incluindo todos os procedimentos. Devido aos diversos serviços ofertados, é comum a concentração de pessoas antes das 07h.

A enfermeira Helen Kendely Voltolini, gerente interina da UBS, explica que a população tem preferência pelo atendimento nas primeiras horas do dia e nem todos utilizam o agendamento, disponível na recepção da unidade durante todo o expediente.

Na UBS Alto Cafezal, a população conta com dois clínicos gerais, um pediatra, um ginecologista, um mastologista (especialista em mamas), dois dentistas, equipe de enfermagem e uma psicóloga, além do suporte de outros profissionais de saúde que fazem atendimentos agendados na unidade.

Kátia afirma que, entre as medidas que serão adotadas para redução das filas, está o reforço na divulgação do agendamento, ampliação de recursos humanos (de acordo com deliberação junto à Prefeitura e observância à Lei de Responsabilidade fiscal) e ampliação das parcerias com as universidades para atrair residentes de Medicina.

Kátia Ferraz Santana, secretária da Saúde do município, ouvindo equipe da saúde. (Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Motociclista morre após atingir traseira de caminhão na SP-294
  • 2
    Motociclista morto em acidente na rodovia em Gália é identificado pela família
  • 3
    Polícia Civil identifica vítima de acidente na SP-294 em Vera Cruz
  • 4
    Engavetamento com seis veículos deixa motociclista em estado grave

Escolhas do editor

VACÂNCIA
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em MaríliaDecreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
CHUVAS
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do EstadoApós decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
ZONA RURAL
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estruturaPonte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura
TRÂNSITO
Polícia Civil identifica vítima de acidente na SP-294 em Vera CruzPolícia Civil identifica vítima de acidente na SP-294 em Vera Cruz
Polícia Civil identifica vítima de acidente na SP-294 em Vera Cruz

Últimas notícias

Relato envolvendo criança de três anos é investigado em Marília
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Após semana de chuvas intensas, fim de semana pode ser com sol em Marília
Chuva forte provoca transbordamento e deixa trecho da BR-153 em alerta em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie