Marília vai receber mais 21 leitos de UTI para Covid-19, diz secretário
O secretário municipal da Saúde de Marília, Cássio Luiz Pinto Junior, afirmou nesta sexta-feira (17) que aguarda, para a próxima semana, a habilitação de 21 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para pacientes com Covid-19.
A confirmação deve vir por meio de portaria, a ser publicada pelo Ministério da Saúde. A ampliação deve abranger o Hospital Beneficente Unimar, Santa Casa e Hospital das Clínicas.
“A questão documental já está sanada e a oferta (de leitos) que no momento se mostra confortável, deverá na próxima semana ficar ainda mais tranquila, quando teremos estas novas vagas para terapia intensiva”, disse Cássio.
São oito novos leitos no HC e o restante dividido entre Santa Casa e HBU. Os respiradores para equipar os leitos fazem parte dos lotes enviados pela Secretaria de Estado da Saúde para as três instituições.
Atualmente, a cidade tem 20 leitos no HC, 16 no Hospital da Unimar e 12 na Santa Casa. O Hospital das Clínicas, administrado pelo Estado, recebe pacientes com Covid-19 de várias cidades da região. Já os demais, em leitos SUS, priorizam pacientes de Marília.
Neste sábado (18) a Prefeitura de Marília informou que 38 pessoas da cidade estavam internadas com diagnóstico positivo ou suspeita da doença, sem especificar, porém, quantos em terapia intensiva.