Saúde na pandemia rende a Cristiani Silvério vaga na corrida para Prefeitura de Assis
A servidora municipal Cristiani Silvério, que deixou o comando da Secretaria Municipal de Saúde de Assis visando a desincompatibilização eleitoral, já é considerada pré-candidata à Prefeitura de Assis. Ela está filiada ao Republicanos desde o ano passado. A gestão da pasta na pandemia e a afinidade com o atual prefeito José Fernandes (PDT) pesou na decisão.
Apoiada por Fernandes, Cristiani tem carreira de quase 30 anos no serviço público municipal, sempre na mesma Secretaria da Saúde. Ela participou de processos ao longo de décadas, das municipalização da Saúde, implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) e implantação das Unidades de Saúde da Família no município.
Mas foi na pandemia que então secretária se destacou. As ações da pasta deram protagonismo político à servidora, que nos últimos meses já vinha sendo apontada por lideranças locais como sucessora natural, uma vez que o prefeito José Fernandes já é reeleito e não disputa as próximas eleições.
Em 2024, as eleições para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador serão realizadas no dia 6 de outubro. O prazo para as filiações partidárias terminou no sábado (6).
Na corrida eleitoral, foi a segunda secretária a se afastar. Em fevereiro, Vanessa Eugênio, que era secretária municipal de Assistência Social, deixou o cargo antes do previsto no calendário da Justiça Eleitoral para se dedicar, exclusivamente, a articulações políticas.