Saúde Mental apresenta novos psiquiatras e completa corpo clínico
Visita do secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá, ao Caps Com-Viver (Centro de Atenção Psicossocial), na manhã desta terça-feira (26), marcou apresentação de dois novos psiquiatras aprovados em concurso público e empossados nos cargos. Agora, o corpo clínico está completo nas duas unidades do Caps, com dois profissionais cada.
A nova fase da Saúde Mental no município começou há dois anos, com ampliação do quadro de funcionários, veículos novos – incluindo uma van – e mudança de espaço físico. O número de pacientes atendidos (somados os dois Caps) saltou de pouco mais de 150 para quase 450 pessoas.
Mustafá aproveitou a oportunidade para conhecer a sede do Com-Viver, onde são atendidos adultos. Ele conheceu as salas onde acontecem as atividades terapêuticas, conversou com pacientes e funcionários.
“O trabalho feito aqui é extremamente importante porque está salvando vidas. Os transtornos da mente trazem um sofrimento muito grande ao paciente e aos seus familiares. Temos a satisfação de termos profissionais excelentes e agora o time está reforçado com mais médicos”, disse o gestor.
Foram apresentados os psiquiatras Murilo Santos Oliveira e Ângela Marques Fernandes Batista. Já faziam parte do quadro os especialistas Klyll Carneiro e Edson Detregiachi.
NOVO TEMPO
Em 2016 o Caps Infantil Catavento (crianças e adolescentes) estava sem médico psiquiatra. Também faltavam profissionais de outras áreas, como assistência social e enfermagem. Já no Caps Com-Viver, além da falta de servidores em várias áreas, faltava o básico em infraestrutura.
No ano passado, o Com-Viver ganhou casa nova, com a mudança de um imóvel antigo, e inadequado, para uma ampla e moderna instalação perto do Yara Clube (zona leste).
“De imediato ampliamos o atendimento, mas estávamos com a dificuldade do número reduzido de médicos para os Caps. Com essas novas contratações, melhoramos o quadro do Com-Viver e estamos com equipes completas no Catavento”, disse Simone Alves Cotrim Moreira, supervisora de Saúde Mental no município.
Atualmente são 275 adultos (Com-Viver) e quase 200 crianças e adolescentes (Catavento). Os Caps são “porta-aberta” na rede SUS (Sistema Único de Saúde), ou seja, não necessitam de encaminhamento de outras unidades, basta comparecer para o acolhimento, entre 7h e 8h, de segunda a sexta-feira.
SERVIÇO
O Caps Com-Viver está localizado na rua Marques de São Vicente, 322, bairro Maria Izabel. O telefone é o (14) 3434-2037. Já o Catavento fica na rua Alcides Nunes, 1.100 (atrás do Lar Amelie Boudet). Mais informações pelo (14) 3451-1660.