Saúde elabora plano de contingência para combate à dengue
A Secretaria Municipal da Saúde elaborou na manhã desta sexta-feira (24) um plano de contingência, que tem o objetivo a prevenção e o combate à dengue.
O encontro, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, contou com as presenças do secretário adjunto da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira, e de representantes de diversos serviços da pasta, como Coordenação de Urgência e Emergência; Saúde da Criança, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, Pronto Atendimento (PA) Sul, Saúde do Adulto, Atenção Primária à Saúde e Vigilância Epidemiológica.
O plano de contingência foi montado devido à expectativa de um aumento maior dos casos de dengue no município. Até a semana epidemiológica 11 (que terminou no último dia 18 de março) eram 166 casos da doença, de acordo com dados de notificações da Vigilância Epidemiológica de Marília.
“Já temos esse plano montado, inclusive com planejamento de polos de atendimento, se os casos atingirem uma proporção em que a rede de atenção primária não consiga absorver. Nesse encontro foi discutida também a necessidade de reforço na qualificação dos profissionais e contamos com os representantes dos serviços de urgência e emergência que participam do trabalho como retaguarda de atenção primária”, afirma Ferioli.
O plano de contingência foi elaborado e, caso seja necessário, será colocado em prática, com as medidas sendo adotadas de acordo com a demanda.
APOIO DA POPULAÇÃO
Para a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, é fundamental o apoio da população, já que os municípios não contam com o inseticida, como explica o secretário adjunto da Saúde.
“É fundamental a colaboração da população tanto no apoio ao trabalho dos agentes de saúde para que possam fazer a vistoria nas residências como na própria prevenção dos seus quintais, eliminando possíveis criadouros do mosquito. É importante ressaltar ainda que os municípios não contam com inseticidas e não existe nem previsão de entrega do Governo Federal, que não está encontrando fornecedor em nível mundial. Por isso, a população tem que ser a grande parceira no combate à dengue”, diz o secretário.
MUTIRÃO DE VISITAS
Neste sábado (25), das 9h às 12h, a Divisão de Zoonoses promove mais um mutirão de visitas, que acontece nos bairros Jânio Quadros e JK, na zona Norte; e no Jardim Cavalari, Oeste.
A ação envolve 56 agentes de saúde e cinco supervisores, que farão o tratamento focal, o controle de criadouros e orientações gerais aos moradores. “Pedimos às pessoas que autorizem os agentes a entrar para que possam realizar esse trabalho de prevenção, que é sempre o melhor remédio”, finaliza o secretário.