Saúde distribui kits de coleta para suspeita de varíola dos macacos
Com dois pacientes suspeitos de terem contraído a monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, a Secretaria Municipal da Saúde tem orientado todas as equipes sobre os procedimentos necessários para o correto atendimento e encaminhamento em Marília. Foram distribuídos kits de coleta em todos os postos, caso apareçam novos suspeitos. A medida tem como objetivo impedir a disseminação da doença na cidade.
Segundo informações da pasta, todas as unidades da Atenção Primária de Marília receberam orientação para o atendimento e também já estão com um kit de coleta. Além da rede municipal, item foi entregue para as vigilâncias das portas de entrada do setor privado, em caso de algum paciente com suspeita.
Um dos casos em investigação de Marília deve ter o resultado ainda nesta semana. O segundo suspeito fez a coleta para exame na segunda-feira (22) e deve ter o retorno do laboratório apenas na próxima semana. Informações sobre os pacientes somente serão publicadas, caso a doença seja confirmada em Marília.
Se surgir algum caso suspeito, as unidades hospitalares precisam entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de Marília, para discutir o caso e definir se ele se encaixa na suspeita da monkeypox. O protocolo é único e não é definido pelo município, mas sim conforme as notas técnicas nacionais.