Saúde deve pedir o fechamento da pista de cooper na Av. das Esmeraldas
Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 vai anunciar, na manhã desta quinta-feira (9), um pacote de medidas para reduzir aglomerações e afastar o risco de escalada na transmissão do novo coronavírus na cidade. Entre as propostas em estudo, está o fechamento da pista de cooper da avenida das Esmeraldas.
O novo secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, afirmou que a Ouvidoria do município registrou grande número de reclamações sobre a pista de caminhada, por isso a medida está sob análise e vai ser votada.
A Prefeitura foi questionada pelo Marília Notícia e ainda não informou o total de reclamações recebidas, mas confirmou a existência de várias denúncias ao órgão.
“As pessoas correm em bloco, transpirando… Ali é um lugar de contágio potencial, porque as pessoas ficam transpirando, ofegantes, próximas umas das outras, em um vai e vem. Tem gente achando que está de férias. Provavelmente, vamos ter que fechar (a pista). Essa e outras onde há excesso de pessoas”, disse Cássio.
O secretário disse ainda que a pasta está finalizando um planejamento, com outras ações mais focadas na estruturação da saúde. A reunião foi antecipada de sexta para quinta-feira, em função da urgência na reavaliação dos resultados da doença na cidade.
O médico oftalmologista e professor da Faculdade de Medicina de Marília, Jose Augusto Alves Ottaiano, fará uma apresentação ao Comitê. Não foram divulgados detalhes, porém, há um estudo feito pelo profissional que poderia auxiliar nas ações do município, segundo Cássio.
Pensando junto
O Comitê foi criado pelo prefeito Daniel Alonso (PSDB) no dia 27 de março, no auge da “crise de decisões” que atingiu a cidade, após a primeira semana de situação de emergência.
Havia forte pressão para a reabertura das atividades comerciais, inclusive com carreata em frente à prefeitura.
Com a representatividade de vários setores, o Comitê aliviou a pressão contra Daniel, que na semana seguinte voltou atrás na decisão de reabrir o comércio e anunciou cumprimento do decreto do governador João Dória.