Todos os dias, as casas de dezenas de famílias de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) são visitadas por profissionais do Departamento de Higiene e Saúde (DHS), que buscam levar atendimento de qualidade e humanizado para quem necessita desse serviço.
Estas visitas são realizadas por duas diferentes equipes: a Equipe de Saúde da Família, composta pelos profissionais que já atuam nas Unidades de Saúde, e a equipe do E.M.A.D, multiprofissionais que atendem algumas especialidades, como enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, auxiliares/ técnicos de enfermagem, entre outros.
As consultas têm o objetivo de avaliar o contexto familiar e doméstico, e orientar cuidados ao usuário e família para melhorar as condições de saúde, não só dos pacientes propriamente, mas também dos familiares.
Na ocasião, a enfermeira da USF Luiz Padilha de Oliveira, Ivacy Queiróz, junta aos profissionais daquela Unidade, em visita à pacientes idosos ou com condições que impossibilitem o deslocamento até a unidade de saúde.
“A depender da necessidade do paciente e da família, nossas equipes analisam caso a caso para, assim, definir qual assistência é mais propícia, quais os profissionais que devem ser encaminhados e qual a frequência das visitas para estes atendimentos”, elucidou a coordenadora do Programa Saúde da Família, Gislaine Souza.