Saúde volta a se aproximar do colapso com Covid
A ocupação dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) – reservados para pacientes com Covid-19 em Marília – voltou a se aproximar do colapso, com a disseminação da variante ômicron e de outras síndromes respiratórias, e chegou a uma ocupação de 87,95%.
No caso especifico das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para pacientes com o coronavírus, a lotação bateu os 95%.
Das 40 vagas nas alas de terapia intensiva do SUS no Hospital das Clínicas, Hospital Beneficente Unimar (HBU) e Santa Casa, 38 estavam em uso. No caso dos leitos de enfermaria, dos 43 existentes, 35 estavam ocupados.
A situação dos leitos particulares exclusivos para pacientes com Covid-19 é um pouco melhor, mas não chega a ser um alívio – já passa de 80%, de modo geral.
Os números dizem respeito a esta segunda-feira (24) e a formação de filas de espera já volta a ser uma realidade na cidade, tanto nos hospitais – com pacientes esperando por um leito – quanto nos serviços municipais diretos.
Fontes da Secretaria da Saúde de Marília também reconheceram ao Marília Notícia que existem filas no Pronto Atendimento (PA) da zona Sul e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Norte.
Nos postos de saúde, como o MN já mostrou, o atendimento pode levar horas e, para conseguir uma senha, é necessário chegar bem antes de os portões serem abertos.
As testagens estão sendo direcionadas a grupos de risco e pessoas em estado grave com sintomas respiratórios.
Na semana passada, o MN revelou que a Prefeitura vinha debatendo a reabertura do Polo Emergencial Covid para dar algum fôlego ao sistema de saúde da cidade. A ideia avançou e, em breve, a data de reativação deve ser anunciada.
A reportagem apurou que estão sendo acertados detalhes sobre a equipe, já que o departamento de recursos humanos do Executivo municipal vem sofrendo baixas com funcionários afastados aos montes com sintomas respiratórios.
A situação é a mesma nos hospitais de Marília e também já foi assunto de matéria produzida pelo MN.
“Relembramos que a Secretaria da Saúde, por meio da Prefeitura de Marília, pactuou 30 leitos de enfermaria com a ABHU [entidade que gere o HBU] para atender casos respiratórios gerais e que vem contratando gradativamente leitos de UTI com esta instituição (ampliamos de quatro para seis), para os casos específicos de Covid, conforme orientação da Portaria n 4.226, de 31 de dezembro de 2021. Solicitamos à população todos os cuidados necessários de distanciamento e a proteção individual já conhecida para evitar a transmissão dos vírus gripais”, conclui nota oficial da Prefeitura emitida na manhã desta terça-feira (25).