Saúde confirma duas mortes e 255 novos casos após feriado prolongado
Com atraso de seis horas – em relação ao horário convencional – a Prefeitura de Marília divulgou boletim epidemiológico e informou duas novas mortes por Covid-19 na cidade. Os pacientes têm 75 e 76 anos; um deles morreu em casa. A demora ocorreu em função da tabulação de dados do feriado prolongado.
Com os novos óbitos, o total de mortes associadas a infecção por coronavírus chegou a 102. O novo informe também aponta o maior alto número de pessoas internadas, simultaneamente, desde o início da pandemia. São 86 pessoas hospitalizadas, entre terapia intensiva e enfermarias.
Nos últimos quatro dias, foram 255 novas infecções notificadas na cidade.
Mortes
Uma das vítimas fatais da doença, com 75 anos, tem diagnóstico de diabetes e hipertensão arterial. Ele teve os primeiros sintomas de Covid-19 no dia 10 de dezembro e procurou atendimento na unidade de saúde Argollo Ferrão cinco dias depois.
Foram feitas avaliação clínica e coleta de exame. O resultado positivo para Covid foi confirmado no dia 18 de dezembro e no dia 22 o idoso morreu em casa, mas o caso só chegou ao conhecimento da Vigilância Epidemiológica de Marília nesta segunda (28).
Já o segundo paciente que morreu com coronavírus, aos 76 anos, tinha diagnóstico de doença cardiovascular crônica. Os sintomas começaram no dia 6 de dezembro. O homem relatou tosse e dificuldade de respirar.
Como ele era contato direto com outro caso confirmado, no dia 2 de dezembro já havia sido feito teste sorológico, com resultado negativo.
Ele foi internado no dia 7 de dezembro na Santa Casa de Marília, onde permaneceu para condução clínica e realização do segundo exame, colhido no dia 9, ainda com resultado negativo.
Como havia vários contatos familiares, um terceiro exame foi realizado dia 16, que teve resultado positivo. Na véspera de Natal, o idoso não resistiu às complicações.
Assim como no caso da morte em domicílio, a Vigilância Epidemiológica só confirmou a notificação nesta segunda-feira (28).
Na nota em que justificou intervalo entre os óbitos e notificações, o município manifestou pesar às famílias.
“A Secretaria Municipal da Saúde lamenta a perda de mais duas vidas e se solidariza com os familiares, além de reforçar o alerta de cuidados com os idosos e portadores de doenças crônicas que, preferencialmente, devem ficar em casa durante esse período de pandemia”.
Ocupação
Com 48 pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Marília, a cidade tem taxa de 85,71% de ocupação dos leitos. No geral, considerando também as enfermarias, o índice é de 72,50%.
O Hospital Unimar segue com 100% de ocupação em terapia intensiva, a Santa Casa tem 87,5% e o Hospital das Clínicas (80,76%).