São Paulo entra na zona de rebaixamento do Brasileirão
A 11.ª rodada do Campeonato Brasileiro vai ficar marcada na memória do torcedor do São Paulo. O time sucumbiu diante do Flamengo no estádio Luso-Brasileiro, no Rio e com a derrota por 2 a 0 entrou na zona de rebaixamento.
Cada vez mais pressionada, a equipe do técnico Rogério Ceni chegou a seis partidas sem vitória e confirmou a péssima campanha como visitante – um empate e cinco derrotas. Com 11 pontos, ocupa apenas a 17.ª posição na tabela de classificação. O cenário é de impaciência e muita insatisfação por todos os lados.
Já o Flamengo manteve 100% de aproveitamento em quatro jogos no estádio situado na Ilha do Governador, na zona norte do Rio – Chapecoense, Ponte Preta e Santos em partidas anteriores – e chegou a 20 pontos para se manter na terceira colocação do Brasileirão.
Sem o volante Thiago Mendes, negociado com o Lille, da França, o São Paulo foi para campo com Wesley e promoveu a estreia de Petros. O jogador, apresentado na última quinta-feira, entrou no lugar de Denilson. Entre uma trombada e outra, o camisa 6 derrubou Guerrero na entrada da área e viu uma falta perigosa ser marcada contra o time tricolor. Aos 37, o atacante peruano mandou um chute certeiro no ângulo esquerdo do goleiro Renan Ribeiro, abrindo o placar para os donos da casa.
O jogo tinha começado em um ritmo lento, com pouca criação dos dois lados e muitas faltas na intermediária. Aos 30 minutos, o equilíbrio era a tônica. O gol de Guerrero desconcentrou o time do São Paulo, enquanto que o Flamengo aproveitou a qualidade do passe de seus jogadores e ampliou aos 41. Em velocidade, o atacante peruano enfiou a bola para Everton Ribeiro, que cruzou para Diego bater de primeira e marcar o segundo do time carioca.
O placar obrigou o São Paulo, que finalizou apenas uma vez na primeira metade do jogo, a deixar a cautela de lado e se arriscar mais na segunda etapa. O time tricolor passou a ter mais posse de bola e conseguiu se aproximar da área do adversário, mas faltou organização para criar chances reais de gol.
O Flamengo ainda deu mais um susto nos visitantes, salvos por Renan Ribeiro em chute de Diego e, no rebote de Guerrero, o zagueiro Rodrigo Caio tirou a bola em cima da linha. O São Paulo revidou com o peruano Cueva e foi a vez de o zagueiro Réver impedir a reação tricolor. Pouco eficiente, o time de Rogério Ceni amargou mais um resultado negativo no Brasileirão e caiu para a zona da degola.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 x 0 SÃO PAULO
FLAMENGO – Thiago; Pará, Réver, Rhodolfo e Trauco (Renê); Márcio Araújo e Cuéllar; Everton Ribeiro (Berrío), Diego e Everton (Matheus Savio); Guerrero. Técnico: Zé Ricardo.
SÃO PAULO – Renan Ribeiro; Araruna, Lugano, Rodrigo Caio e Junior Tavares; Jucilei, Wesley (Denilson) e Petros; Marcinho (Wellington Nem), Lucas Pratto e Cueva (Shaylon). Técnico: Rogério Ceni.
GOLS – Guerrero, aos 37, e Diego, aos 41 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS – Everton (Flamengo); Cueva (São Paulo).
ÁRBITRO – Leandro Pedro Vuaden (RS).
RENDA – R$ 1.182.167,00.
PÚBLICO – 16.084 pagantes.
LOCAL – Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ).