Santinhos de candidato são deixados até em túmulo
Os chamados ‘santinhos’ de candidatos espalhados pela cidade são comuns em períodos eleitorais, apesar da falta de civilidade que representam, já que sujam as vias públicas e podem até mesmo contribuir com o entupimento de bocas de lobo, por exemplo.
Uma novidade neste feriado de finados, que caiu na segunda-feira (2), foi a distribuição de santinhos até em túmulos de famílias marilienses.
É em tal circunstância que circulam nas redes sociais queixas sobre os panfletos com propaganda política de um candidato a vereador do Democratas (DEM), partido da base de apoio de Abelardo Camarinha (Podemos).
Trata-se de Gleucemir Guilherme de Lima – ou Dr. Guilherme Milo – como consta no registro eleitoral do candidato.
A reportagem tentou contato com ele, para uma explicação sobre a situação, mas não obteve sucesso. Correligionários não quiseram passar seu telefone.
Gleucenir se apresenta como arquiteto, mas não está vinculado à Associação Engenheiros, Arquitetos e Agronômos de Marília e Região (AEA Marília).
Problemas
Emporcalhar um local sagrado não é o único problema no currículo do candidato, que já foi servidor público municipal, mas acabou exonerado em 2012.
Ele foi considerado culpado pela Corregedoria da Prefeitura por pegar dois holerites de colegas e retirar as cestas básicas no lugar deles.
O caso acabou virando uma denúncia criminal por estelionato e até hoje o processo está em tramitação. Recentemente o Ministério Público deixou de apresentar um acordo de não persecução penal porque o réu já era reincidente.
Existem outros crimes do mesmo tipo na ficha do candidato, que inclusive possui processos penais em segredo de justiça.
Ele também é réu em diversos processos movidos pela Prefeitura de Marília envolvendo cobranças de impostos.
Outro lado
Como dito acima, até o fechamento desta matéria, a reportagem não conseguiu contato com Gleucemir, mas o espaço está aberto para manifestação.