MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 15 set. 2017

Santa Casa realiza mais de 300 cirurgias de catarata

por Marília Notícia

A catarata está relacionada à idade avançada (Foto: Divulgação)

Com mais de 300 cirurgias de catarata realizadas nos meses de julho e agosto, sendo 232 dentro do programa de intensificação da Secretaria Municipal da Saúde, a Santa Casa de Misericórdia de Marília tem ajudado muitos pacientes a recuperar a visão.

O aposentado José Alves da Silva, de 74 anos, enxergava muito mal de longe e reclamava de lacrimação constante no olho direito. “É uma alegria muito grande poder ter mais qualidade de vida e melhorar a visão. Estou satisfeito com o atendimento recebido, tanto antes como depois da cirurgia. Agradeço a equipe de profissionais da Santa Casa”.

Para lavar roupas era difícil enxergar as manchas e a catarata também prejudicava outros afazeres domésticos. “Já tinha operado o olho esquerdo e agora foi o direito. Antes enxergava tudo embaçado. Agora, a realidade é outra. Consigo enxergar de longe e de forma mais nítida”, salientou a dona de casa Leodirce Trevisan Passini, de 76 anos.

O médico oftalmologista da Santa Casa, André Gasparotto, ressaltou que a catarata está relacionada à idade avançada. “É uma condição natural do envelhecimento, mas também temos casos de catarata precoce que aparecem por conta do diabetes ou de acidentes no olho”.

De acordo com Gasparotto, trata-se de uma cirurgia segura e com duração de aproximadamente 40 minutos. “É bom lembrar que, mesmo sendo necessário o procedimento nos dois olhos, realizamos  uma operação e após a recuperação total podemos fazer a outra”.

A recuperação acontece em aproximadamente 30 dias e alguns cuidados são necessários como evitar coçar o olho e não fazer esforços excessivos. Promover a higiene pessoal, não pressionar o olho que passou por cirurgia ao dormir e não ter contato com poeira e piscinas são outras recomendações médicas.

O programa de intensificação de cirurgias promovido pela Secretaria Municipal da Saúde está sendo importante para zerar a fila de espera por procedimentos cirúrgicos de catarata. A lente intraocular que substitui o cristalino do olho é fornecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A coordenadora de negócios da Santa Casa de Marília, Márcia Mota, elogiou a iniciativa da Saúde Municipal. “A gestão municipal de saúde tem buscado com muito empenho recursos necessários para atender a demanda reprimida de pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos”.

Mota salientou ainda o empenho do hospital na adesão a esta intensificação de cirurgias de catarata para garantir celeridade ao processo de atendimento.

“A Santa Casa, em parceria com o IOM (Instituto de Olhos de Marília), tem se dedicado muito para acolher a população que há anos aguardava para fazer a cirurgia e voltar a enxergar bem e ter mais qualidade de vida. Não temos medido esforços para realizar estes procedimentos, mantendo a qualidade no atendimento e utilizando processos tecnológicos de última geração”.

A Santa Casa iniciou as cirurgias de catarata no programa de intensificação da Secretaria Municipal da Saúde no último mês de julho.

A recuperação da cirurgia de catarata acontece em aproximadamente 30 dias (Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 2
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
  • 3
    Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
  • 4
    Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional

Escolhas do editor

FLAGRANTE
Motorista embriagado é preso após atropelar criança em MaríliaMotorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília
Motorista embriagado é preso após atropelar criança em Marília
DE OLHO
Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacionalIrmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional
Irmãos de Dias Toffoli, moradores de Marília, viram foco da mídia nacional
ÁGUA E ESGOTO
Atendimento além do presencial: o que é real no ambiente virtualAtendimento além do presencial: o que é real no ambiente virtual
Atendimento além do presencial: o que é real no ambiente virtual
Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Últimas notícias

Motociclista morre após acidente na rodovia Rachid Rayes, em Echaporã
Cinco anos após vacinação, covid recua no Brasil, mas ainda provoca mortes
Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 92 milhões
Agente do ICE mata homem durante operação federal em Minneapolis

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie