Santa Casa inaugura novas instalações de Oncologia
A Santa Casa de Misericórdia de Marília inaugura nesta sexta-feira (5), com solenidade marcada para às 11h, o novo Ambulatório de Oncologia. A reformulação do espaço revela o padrão acabamentos que a instituição passa a adotar, com a execução do plano diretor de arquitetura. Além da modernização e conforto, o principal benefício é a ampliação da área física para o atendimento oncológico, com ambientes específicos para os ambulatórios clínico e cirúrgico.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Takano, o prefeito Vinícius Camarinha e o vice, Sérgio Lopes Sobrinho, já confirmaram presença. Também é aguardado o presidente da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas) e Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), Edson Rogatti.
Foram investidos R$ 317.388,35 na área de 481,46m² onde estava instalada a antiga “Ala G” e, no passado remoto, foi um dos pavimentos da Maternidade Maria Izabel. Nesta nova fase, em atendimento à demanda crescente da oncologia, o espaço contribuirá para o tratamento humanizado de pessoas que enfrentam o câncer.
São seis consultórios médicos, dos quais um onco-oftalmológico, um multidisciplinar e quatro clínicos; uma sala de procedimentos; recepção e sala de espera (capacidade para 30 pessoas); arquivo; banheiro para pacientes; expurgo; ambiente para o registro hospitalar de câncer; sala de armazenamento de fontes; sala de coordenação; fluxo laminar e quimioterapia provisória.
O coordenador de infraestrutura da Santa Casa, engenheiro Marcos Stroppa, conta que foram substituídas instalações elétricas e hidráulicas, além dos pisos e esquadrias. O teto foi rebaixado e o espaço conta agora com forro técnico e shaft, que facilita o acesso para manutenção e amplia a segurança nas instalações. A obra incluiu ainda transporte pneumático para ligar a farmácia ao ambulatório, substituição de todas as luminárias, instalação de “bate-macas” e pintura.
“Esse é o novo padrão de infraestrutura da Santa Casa, em termos de eficiência e qualidade de acabamentos. O objetivo é que todas as instalações que forem recuperadas ou adaptadas sigam essa atualização, visando não apenas o conforto do ambiente, mas a segurança”, explica o engenheiro.
Oncologia – Criado na década de 1990, o Com (Centro de Oncologia de Marília) teve seus principais avanços na última década, com a chegada de novos especialistas, ampliação de espaço físico e incorporação da equipe multidisciplinar. Atualmente, oferece atendimento oncologia clínico e cirúrgico, além do tratamento quimioterápico.
O serviço é referenciado para atender pacientes de 62 municípios, área de abrangência da DRS-IX (Direção Regional de Saúde). Oncopediatras, mastologistas, cirurgiões plásticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos fazem parte da unidade.
A oncologista Lia Rachel Gáspari, coordenadora do COM, afirma que a nova fase dará mais qualidade ao atendimento. “Teremos menor concentração de pacientes nas salas de espera, mais espaço para os profissionais fazerem seu trabalho e, de forma geral, poderemos ter melhoria nos fluxos”, afirma.
De acordo com dados da Diretoria de Desenvolvimento e Gestão Institucional, entre julho de 2013 e junho de 2014 a instituição já realizou 7.833 consultas médicas (desse total, 3.593 primeiras consultas e as demais retorno ou atendimento subsequente). Foram 9.262 sessões de quimioterapia e 1.148 internações, entre pacientes pediátricos e adultos.