Santa Casa e HU participam de mutirão de oftalmologia em Marília
Nesta sexta-feira (5) será lançado mutirão de cirurgias de Catarata. Serão aproximadamente 1.800 cirurgias para beneficiar as pessoas de idade ameaçadas de perder a visão. “Depois, iremos promover outras etapas para outros problemas oftalmológicos”, explicou o prefeito Vinicius Camarinha.
A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino. Pode ser desencadeada por vários fatores como traumatismo, idade, uso de medicamentos e diabetes. A cegueira é a conseqüência mais grave. Com a cirurgia, remove-se o cristalino opaco do olho.
O secretário da Saúde, Luiz Takano, destacou que as 1.800 cirurgias de Catarata serão na Santa Casa e Hospital Universitário. “Haverá inicialmente a consulta e depois do exame, o agendamento do procedimento cirúrgico. A meta é iniciar o mutirão já neste final de semana.”, afirmou.
No lançamento do mutirão de Oftalmologia nesta sexta-feira, serão anunciados os procedimentos técnicos para o encaminhamento nessa primeira etapa das pessoas atingidas pela Catarata.