Santa Casa de Pompeia adere à campanha por mais recursos
A Santa Casa de Pompeia (distante cerca de 30 quilômetros de Marília) também aderiu à campanha da Confederação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), que defende a alocação de R$ 17,2 bilhões no financiamento do SUS. As entidades acreditam que seja a única alternativa para quitarem as obrigações trabalhistas.
“Uma luta importante para o sistema de saúde de todo o país”, defende Alair Mendes Fragoso, provedor da Santa Casa de Pompeia, que participou de reunião sobre o assunto realizado na cidade de Marília.
De acordo com a CMB, o Brasil dispõe de 169 mil leitos hospitalares e 26 mil leitos de UTI em 824 municípios do Brasil e as Santa Casas ou Hospital Filantrópicos representam 70% desse total da alta Complexidade e 51% da média complexidade. Anualmente faz mais de cinco milhões de internações, 1,7 milhão de cirurgias e mais de 280 milhões de atendimentos ambulatoriais.
Dependem economicamente destas instituições mais de três milhões de pessoas, com vínculo direto e/ou indireto de trabalho. “Se algo não for feito poderemos entrar em colapso, afinal, a defasagem é muito grande e precisamos rever os valores que são repassados”, conclui Alair Mendes Fragoso em tom de preocupação.