Santa Casa tem certificado em segurança e economia
A Santa Casa de Marília recebeu a certificação de “Selo Ouro” de Qualidade Score Rede Unimed, a classificação máxima da auditoria realizada nos serviços de saúde. A entrega oficial do certificado aconteceu nesta terça-feira (17).
O Score Rede é uma metodologia de avaliação, qualificação e desenvolvimento da rede prestadora de serviços de saúde. Tem como objetivo avaliar a segurança do paciente, reduzir o desperdício e apontar melhorias.
O hospital obteve nota máxima (10) em segurança assistencial, conforto para o cliente (A) e experiência do cliente (A), atingindo também o porte III (escala de I a IV) no que diz respeito ao quesito complexidade hospitalar. O “Selo Ouro” no Certificado Score Rede tem validade até 12 de abril de 2024. No ano passado, a Santa Casa de Marília havia conseguido o “Selo Prata”.
Os critérios de avaliação utilizados foram: segurança assistencial (a infraestrutura, a disponibilidade de profissionais em número adequado, a organização dos processos assistenciais e de suporte), o conforto para o cliente (o ambiente assistencial – tipos de acabamentos e outras facilidades oferecidas ao paciente e família) e a experiência do cliente durante sua jornada na instituição (a capacidade da unidade hospitalar em atender demandas assistenciais de pacientes complexos que requerem a disponibilização de ativos tecnológicos e de competências assistenciais específicas). Em unidades hospitalares, a complexidade também é avaliada.
CERTIFICAÇÃO
O provedor do hospital, Norival Carneiro Rodrigues, afirma que a certificação é fruto do trabalho de todos os colaboradores. “Dividimos esta conquista com todos vocês. Só tenho a agradecer os nossos funcionários e dizer que continuaremos na busca por melhorias”.
O superintendente geral da Santa Casa de Marília, Sérgio Stopato Arruda, salienta o grande desempenho dos funcionários a obtenção deste importante selo de Qualidade da Unimed. “O esforço de todos está sendo recompensado com esta certificação do Score Rede.”
O superintendente assistencial da unidade hospitalar filantrópica mariliense, Márcio Mielo, lembrou que, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, foi desenvolvido um trabalho de destaque nestes últimos três anos. “Temos um projeto assistencial centrado no paciente e o resultado não poderia ser outro. Ainda temos muito a crescer e vamos continuar neste caminho”.
A coordenadora da Qualidade e Segurança do Paciente, Flávia Lima Magalhães e a médica coordenadora do Centro de Oncologia, Lia Rachel Gaspari, mencionam a importância desta conquista no que diz respeito à evolução no atendimento, bem como uma maior qualificação nos processos de trabalho.
Vice-presidente da Unimed Marília, o médico Wilson Roberto Ottoboni, exalta o engajamento dos profissionais da Santa Casa de Marília para a conquista do certificado Score Rede. “O hospital atingiu a nota máxima e o mérito é de todos os envolvidos.”
A enfermeira da qualificação da Unimed, Cátia Santos, a coordenadora de gestão de rede da Unimed, Silene Corrêa e a assistente de gestão de rede da Unimed, Fabíola Moinhos, lembram que a Santa Casa de Marília foi o primeiro hospital a aderir à avaliação, em 2019, e a partir de então muitas outras instituições também entraram para o processo de avaliação para otimização dos processos e melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.