Santa Casa de Marília promove campanha ‘Líder sangue bom’
A Santa Casa de Misericórdia de Marília lançou um desafio para seus encarregados, gerentes e coordenadores. É a campanha “Líder sangue bom”, que tem como objetivo captar bolsas de sangue para o Hemocentro de Marília. A ação é realizada em um período considerado estratégico, quando as férias e as baixas temperaturas tendem a prejudicar as doações de rotina. A campanha ocorre de 14 a 26 deste mês.
Entre equipes de assistência, administrativo e apoio, a Santa Casa de Marília conta com cerca de 50 profissionais que ocupam cargos de chefia ou liderança. O grupo participa de reuniões quinzenais de trabalho, oportunidade em que são discutidos processos, transmitidas informações, esclarecidas dúvidas e compartilhadas propostas visando a qualidade.
O coordenador de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Márcio Mielo, lembra que a conscientização em prol de causas sociais e a capacidade de mobilização são indicadores de uma gestão eficiente. No caso da Santa Casa de Marília, que busca a certificação pelo modelo CQH (Certificação de Qualidade Hospitalar), desenvolver ações como esta é fundamental. “Antes de tudo, é uma questão de humanidade. Sabemos da necessidade de sangue para procedimentos e o quanto é difícil obter doações em quantidade satisfatória. Geralmente, somos doadores, quando algum conhecido precisa, mas não deveria ser assim. Em um segundo momento, está a nossa responsabilidade social, enquanto instituição”, disse o enfermeiro.
Mielo destacou ainda que os dias 19 e 26 (sábados) serão os “Dias D” para a campanha “Líder sangue bom”, quando serão formados grupos da Santa Casa para doação coletiva. Nas demais datas, a orientação é que os funcionários procurem o hemocentro de acordo com suas escalas de trabalho e horários de folga.
Para doar é preciso ter entre 18 e 65 anos e mais de 55 quilos. Os homens podem fazer uma doação a cada 60 dias e no máximo quatro vezes ao ano. Já as mulheres a cada 90 dias, até três vezes ao ano. Para se cadastrar no Hemocentro é necessário levar um documento de identificação com foto. Não há necessidade de jejum, porém é recomendado evitar alimentos gordurosos. Caso a refeição seja abundante, é necessário aguardar quatro horas para realizar a doação.
SERVIÇO – O Hemocentro de Marília está localizado na rua Lourival Freire, 240, nas proximidades do Fórum. O telefone para contato é o (14) 3402-1850.