Santa Casa de Marília completa 95 anos de história e anuncia espaço de convivência
Fundada por Bento de Abreu Sampaio Vidal no dia 22 de abril de 1929, a Santa Casa de Misericórdia de Marília comemorou 95 anos de história durante solenidade realizada com os funcionários e médicos na manhã desta segunda-feira (22). Na ocasião, o deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB) e o provedor Norival Carneiro Rodrigues anunciaram a construção de um espaço de convivência para os colaboradores.
De acordo com Norival, a instituição conta hoje com 1.290 funcionários e 280 médicos que atuam como autônomos. “Temos 190 leitos e 46 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para cobrir uma população de 62 municípios, pelo Departamento Regional de Saúde (DRS IX), que é um dos maiores do Estado. O foco da Santa Casa é: atendimentos de média e alta complexidades, com 70% das prestações de serviço voltadas aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informou.
O provedor explicou que toda provedoria presta trabalho voluntário. “A diretoria da Irmandade não recebe salários e o que mais me motiva aqui é o coração, ver os resultados do hospital para cura e tratamento de doenças, além das significativas cirurgias. Estamos com um projeto sendo executado para a reforma da ala de internação SUS, que está recebendo banheiros privativos nos 24 apartamentos, além de ar-condicionado e smart TV. Em breve, vamos inaugurar a nossa Unidade de Radioterapia, o que permitirá à nossa Oncologia um tratamento integral a pacientes com câncer”, complementou Norival, emocionado.
Nori, assim chamado pelos funcionários do hospital e amigos, lembrou do ex-provedor Milton Tédde, que faleceu no dia 25 de fevereiro de 2021 após 40 anos de dedicação em prol da Santa Casa de Marília. “Estou na Irmandade há 27 anos, fui vice-provedor do Milton, meu grande amigo, que tive a honra de trabalhar junto por muito tempo, e mês passado acabei reeleito provedor. É um hospital da população, cuidado e mantido pela diretoria com dedicação e competência”, reforçou.
O deputado estadual Vinicius Camarinha disse que não ia participar do aniversário sem presente e confirmou a emenda parlamentar de R$ 6 milhões para a construção de uma espaço de convivência para os funcionários.
“São mais de 1.300 colaboradores, que precisam deste carinho e conforto, porque estas pessoas trabalham bastante aqui no hospital. Será um prédio de 1.800 metros quadrados e de cinco andares, com estrutura moderna, para ocupação da entrada e vestiário para funcionários, de setores administrativos, sala de reuniões e abrigo de resíduos. Além disto, já havíamos destinado R$ 1,6 milhão para a obra da cozinha da Santa Casa, que já está pronta e funcionando”, destacou o parlamentar.
Para o 1º vice-provedor Luiz Antônio Orlando, é motivo de satisfação atuar como voluntário por mais de 10 anos na Santa Casa. “Nosso trabalho é voltado para sanar a dor alheia, por meio do empenho dos funcionários, enfermeiros e médicos, que atuam no tratamento de diversas doenças e problemas de saúde. A Oncologia, por exemplo, é referência regional e agora teremos o serviço de Radioterapia, que estava faltando instalar. Hoje, possuímos 37 pacientes que necessitam deste procedimento e que acabam tendo que ir, mesmo fragilizadas, até Presidente Prudente, Ourinhos e Jaú, para receberem a radioterapia”, ressaltou.
O vice-prefeito Cícero da SIlva (PL) participou do evento e representou o prefeito Daniel Alonso (PL), deputada estadual Dani Alonso (PL) e deputado federal Capitão Augusto (PL), que não puderam comparecer à solenidade.
A Câmara Municipal de Marília prestou uma homenagem aos provedores Luiz Orlando e Norival por meio de Votos de Congratulações, de autoria do vereador Marcos Rezende (PSD). O diretor-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), Edson Rogatti, também esteve presente na solenidade de aniversário, que ocorreu no estacionamento do hospital.