Santa Casa de Chavantes esclarece denúncias sobre o Samu de Marília
A Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, responsável pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Marília, emitiu um comunicado para esclarecer as denúncias realizadas de forma anônima ao Marília Notícia, referentes a supostas irregularidades apontadas. Segundo a entidade, as alegações são infundadas e não refletem a realidade dos fatos.
A instituição alega que não foram feitos registros sobre os problemas indicados nos canais adequados disponíveis para os servidores. A Santa Casa nega ter tido conhecimento de anormalidades nesse sentido, mesmo de maneira informal, o que reforçaria sua suspeita de que a denúncia tenha sido feita com o objetivo de “manchar a reputação da instituição”.
A questão levantada sobre a infiltração de água em uma ambulância teria sido abordada pela gestora, que ressaltou a importância de relatar formalmente qualquer problema que vier a ser encontrado.
A Santa Casa enfatiza que é papel dos profissionais, como motoristas e demais servidores, documentarem as questões enfrentadas diariamente para que as devidas medidas sejam tomadas.
“Ao optar por denúncia externa sem antes comunicar à Santa Casa ou à Secretaria de Saúde, a instituição vê tal atitude como má fé e uma manifestação de interesses escusos”, consta em nota oficial.
Além disso, a Santa Casa garante ter documentado imagens detalhadas de praticamente todos os aspectos das ambulâncias, incluindo pneus, portas e paredes.
“Essas imagens contradizem a versão infundada da denúncia, reforçando a transparência com que a instituição tem desempenhado seu trabalho, não apenas no Samu de Marília, mas também em outras 26 unidades que administra em diferentes estados brasileiros”, cita o texto.
OUTROS RELATOS
A Santa Casa afirma ter aberto espaço para os demais servidores do setor realizarem seus relatos acerca da situação. Ainda segundo a entidade, os profissionais declararam que não passam frio e que os equipamentos de proteção individual como luvas, máscaras cirúrgicas, máscaras de alta proteção N95, aventais descartáveis e gorros permanecem no interior das viaturas sem restrição de uso.
A gestora garante ainda que todos os colaboradores receberam óculos de proteção individual, e a denúncia de que compartilham esses materiais é falsa.
“O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Marília segue rigorosamente a portaria 2048, que regulamenta o serviço no âmbito nacional, e a denúncia de que os profissionais estariam acumulando funções é insustentável”, manifestam-se ainda por meio da nota.
A instituição diz também que as imagens dos pneus foram tiradas antes da troca e que a informação de que existem barbantes segurando as portas é descabida.
MELHORIAS
A Santa Casa de Chavantes ressalta algumas melhorias implementadas no sistema Samu, incluindo o aumento do número de atendimentos, a implantação de pesquisa de satisfação dos usuários, de sistema informatizado para rastreamento das ambulâncias em tempo real, um programa intensivo de treinamentos para a equipe e aquisições de equipamentos e materiais importantes para o atendimento.
Uma pesquisa de satisfação realizada junto à população de Marília mostrou altos índices de aprovação dos serviços prestados pelo SAMU, com resultados entre 89% e 97%, ainda de acordo com a entidade.
A Santa Casa enfatiza seu compromisso com a eficiência e a credibilidade, “afirmando que qualquer problema pontual que possa surgir será tratado com urgência e presteza”. A instituição destaca também seu papel fundamental na prestação de serviços de saúde em diversas cidades onde atua, “sempre buscando aprimorar o atendimento e garantir o bem-estar da população”.
Fotos e vídeos com depoimentos podem ser conferidos no site oficial da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes. Para acessar, [clique aqui].